Esta semana no Parlamento Europeu: sistema comum de asilo, diálogo religioso e a situação na Hungria

As regras para simplificar os procedimentos de asilo, o respeito pelos valores europeus na Hungria e um debate com líderes de organizações não confessionais são três dos temas em destaque.

Imagem do edificio do PE
Os temas em destaque esta semana no PE.

A avaliação de uma proposta para estabelecer um procedimento único e comum para os pedidos de asilo nos Estados-Membros  pela Comissão de Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos prevista para quinta-feira, foi adiada. O objetivo da mesma é simplificar e encurtar os procedimentos de asilo e evitar que os refugiados possam escolher o país onde podem pedir asilo. Saiba mais sobre a resposta da UE à crise de refugiados.

No mesmo dia, a mesma comissão parlamentar apresenta o seu parecer sobre a situação na Hungria. Os eurodeputados estão a discutir o eventual risco de uma violação grave dos valores europeus e a possibilidade de aplicar o Artigo 7 º do Tratado da UE.

Uma reunião - prevista no artigo 17º do Tratado de Funcionamento da UE - entre as instituições europeias e as igrejas europeias, associações religiosas e organizações não-confessionais terá lugar na quarta-feira sob os auspícios da primeira vice-presidente, Mairead McGuiness. Desta vez, o diálogo inter-religioso foca-se na discriminação e perseguição dos não-crentes em todo o mundo.

Mais informação

Acompanhe o trabalho do Parlamento nas redes sociais