Esta semana no Parlamento Europeu: proteção civil, cibersegurança e tecnologia blockchain 

 
 

Partilhar esta página: 

Os temas em destaque esta semana no Parlamento Europeu. 

O reforço da cibersegurança das forças armadas e a melhoria da capacidade de resposta do mecanismo europeu de proteção civil são dois dos temas em destaque esta semana no PE.

Na quarta-feira, a comissão dos assuntos externos vota um relatório sobre a cibersegurança das forças armadas. Em consideração encontra-se a integração das capacidades nacionais de defesa, mais financiamento e recursos humanos para ajudar a identificar a origem dos ataques.

Na quarta-feira, os eurodeputados da comissão da indústria, investigação e energia votam um relatório de iniciativa sobre a tecnologia blockchain, focado em políticas para apoiar o seu desenvolvimento e garantir benefícios através da harmonização e segurança entre outros.

Na quinta-feira, os eurodeputados da comissão ambiente, saúde pública e segurança alimentar votam medidas que pretendem melhorar a capacidade de resposta do Mecanismo de Proteção Civil da UE. O mecanismo ajuda os Estados-Membros em caso de catástrofe natural.

Na terça-feira, eurodeputados e homólogos nacionais debatem a implementação das novas regras europeias relativas à proteção de dados que entram em vigor a 25 de maio.

No dia seguinte, debatem a revisão do financiamento dos programas de migração e propõem formas para melhorar a sua eficácia.