Estado da União Europeia: Tempo de conferir os nossos progressos  

 
 

Partilhar esta página: 

SOTEU 2018 

O debate sobre o estado da UE, na quarta-feira, 12 de setembro de 2018, às 9.00 horas (hora da Europa Central), analisará os resultados alcançados e o que ainda é necessário fazer.

Descubra como seguir o debate em linha e participar na discussão nas redes sociais.

O debate anual sobre o estado da União é uma oportunidade para os deputados ao Parlamento Europeu controlarem o trabalho e os planos da Comissão Europeia e contribuírem para a orientação futura da UE. O debate deste ano é particularmente importante pois será o último antes das eleições europeias de maio de 2019 e da nomeação de uma nova Comissão. Este debate irá não só analisar os resultados apresentados nos últimos anos aos cidadãos da UE, mas também poderá dar o tom para os próximos cinco anos, debatendo os desafios futuros e a forma de os abordar.

O evento começa com a intervenção do Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, que avalia o ano transato e descreve os planos para o ano seguinte. Segue-se um debate com os deputados ao Parlamento Europeu que expõem o que, em seu entender, deverão ser as prioridades da UE.

Entre as questões debatidas no debate do ano passado estavam os planos em matéria de defesa, segurança, migração legal, comércio internacional, igualdade social e como reforçar a capacidade orçamental da UE e o processo democrático de tomada de decisões. Informe-se consultando o comunicado de imprensa.

Transmissão em direto

Assista aos debates em direto em linha aqui ou aqui, numa das 24 línguas oficiais da UE.

Facebook

O debate sobre o estado da UE será transmitido em direto no Facebook.

Pontos de vista dos Deputados ao Parlamento Europeu

Descubra o que os deputados têm de dizer sobre o Estado da UE nas redes sociais social no EP Newshub.

Twitter

Além disso, pode obter atualizações em direto, na sua língua, através das nossas contas Twitter. Participe no debate em linha utilizando o hashtag #SOTEU.

Materiais audiovisuais

Estará disponível uma cobertura alargada, proporcionada pelos serviços audiovisuais do Parlamento aqui.

Papel do Parlamento

O estado da União tem por objetivo assegurar a transparência e a responsabilização. O debate realiza-se todos os anos durante a primeira sessão plenária de setembro.

Enquanto único órgão diretamente eleito da UE, o Parlamento Europeu é a voz dos cidadãos a nível europeu. Pela primeira vez nas eleições europeias de 2014, os eleitores tiveram a oportunidade de influenciar a escolha do futuro presidente da Comissão Europeia. Esta mudança conduziu ao reforço do papel do Parlamento na definição da agenda política da UE.

Daqui a menos de um ano, centenas de milhões de europeus irão eleger um novo Parlamento Europeu e decidir quem irá dirigir a próxima Comissão Europeia. O futuro da Europa está nas suas mãos. Informe-se sobre as futuras eleições europeias consultando o kit de imprensa.

Participe

Se pretender contribuir para a sensibilização para as eleições parlamentares de 2019, visite a página https://www.thistimeimvoting.eu/.