Esta semana no Parlamento: orçamento da UE, acordo UE-Japão e o crowdfunding

O orçamento de longo prazo da União Europeia (2021-2027), as relações comerciais com o Japão e as novas regras sobre o financiamento coletivo estão na ordem do dia do Parlamento Europeu.

As votações aos três diplomas irão todas ocorrer  nesta segunda-feira.
As votações aos três diplomas irão todas ocorrer nesta segunda-feira.

Orçamento de longo prazo da UE
Os eurodeputados querem apoiar o emprego e o crescimento, mantendo o financiamento em áreas fundamentais, incluindo: a investigação, as infraestruturas, o desemprego dos jovens, as Pequenas e Médias Empresas (PME) e o programa Erasmus+ no próximo orçamento de longo prazo da União Europeia (UE) para o período 2021-2027. A Comissão dos Orçamentos (BUDG) fixará as suas prioridades na votação de segunda-feira ao relatório intercalar do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP).


Acordo de Livre Comércio UE-Japão
No mesmo dia, a Comissão do Comércio Internacional (INTA) votará o Acordo de Parceria Económica entre a UE e o Japão. Este pacto é o maior acordo comercial que a UE já negociou e criará uma zona comercial de mais de 600 milhões de pessoas. Entrará em vigor em 2019 após a aprovação final do plenário e do Conselho.


Serviços de crowdfunding na UE
A Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) votará, também na segunda-feira, novas regras com o intuito de permitir que as plataformas de financiamento coletivo (mais conhecidas pelo anglicismo crowdfunding) forneçam facilmente os seus serviços em toda a UE, e melhorar o acesso a essa ferramenta inovadora para pequenos investidores e empresas, nomeadamente em fase de desenvolvimento (startups), que procuram alternativas para financiar seus projetos.

Para saber mais