Tudo o que precisa de saber sobre as eleições europeias de 2019 

 
 

Partilhar esta página: 

De 23 a 26 de maio de 2019, os cidadãos da União Europeia votam para o próximo Parlamento Europeu. É o momento de fazer ouvir a sua voz. Descubra tudo sobre as eleições.

Os vencedores do concurso #myeumoment estão entre os 100 mil voluntários da campanha destavezeuvoto.eu  

Ao votar nas eleições europeias, os cidadãos elegem os 751 deputados que compõe o Parlamento Europeu (PE) e os representarão na União Europeia (UE) nos próximos cinco anos, ou seja, até 2024.


Os essenciais
Vários aspetos das eleições, como a idade para exercer o voto e votar no estrangeiro, diferem de país para país. Neste sítio Web encontrará a informação sobre como votar, prazos de inscrição, notícias e os resultados das eleições europeias de 2019.

Em Portugal, por exemplo, as eleições serão a 26 de maio de 2019. Os portugueses que residem noutro país da UE têm direito a votar nos candidatos do país de residência ou nas listas portuguesas nos serviços consulares (embaixada ou consulado), mediante inscrição prévia.

A autoridade eleitoral nacional (no caso português, o Ministério da Administração Interna) tem as informações mais recentes sobre os detalhes práticos (por exemplo, as assembleias de voto) e regras nacionais de votação.

Pretende uma visão mais ampla sobre legislação eleitoral? Consulte a infografia.

Mantenha-se a par das últimas novidades sobre as eleições Europeias na nossa plataforma de cobertura em direto: https://www.eleicoes-europeias.eu/noticias

O que está em jogo?
Votar nas eleições europeias significa ter uma opinião sobre a direção que a UE tomará nos próximos cinco anos em áreas como: o comércio internacional, a segurança, a defesa do consumidor, a luta contra as alterações climáticas e o crescimento económico. Os eurodeputados não só moldam a nova legislação, como também escrutinam as outras instituições da UE.

Votar denota também ter uma opinião nas políticas que influenciam a nossa vida diária. Para saber mais sobre o que a UE faz por si e na sua região, consulte o sítio Web O que a Europa faz por mim.

Nesta página descobrirá o impacto da UE na sua saúde, emprego, consumo, educação, família e economia.

E para saber como os seus concidadãos europeus pretendem votar nas próximas eleições, verifique as projeções que são regularmente atualizadas.

Para conhecer os resultados das eleições em todos os países da UE e a composição do novo Parlamento, consulte o sítio Web dos resultados na noite das eleições. O sítio Web do Parlamento Europeu contém também muitos dados sobre as eleições anteriores.

Participação ativa


Todos temos diferentes razões para votar. Qual é a sua? Consulte esta apresentação geral e partilhe as suas opiniões com os pessoas do seu círculo mais próximo.

A Europa pertence a cada um dos cidadãos europeus e a votação é o primeiro passo para contribuir para a democracia europeia. Inscreva-se em Desta vez eu voto para participar, e convide os seus amigos e familiares a fazê-lo, também.

Estão a ser organizados eventos em toda a Europa com o objetivo de sensibilizar para a importância do voto. Veja os Eventos perto de si que estão a decorrer.

Se estiver interessado em incentivar a participação de outros cidadãos, colabore e Ajude-nos a crescer.

Mantenha-se informado sobre notícias e eventos relacionados com as europeias. Basta que descarregue a aplicação Citizens’ App para o seu telemóvel e para ter a Europa à distância da palma da sua mão.