Em plenário: resposta a catástrofes, comércio com Singapura, seguro automóvel 

 
 

Partilhar esta página: 

O transporte de animais, o investimento direto estrangeiro e a reutilização de água para a irrigação agrícola fazem também parte da agenda da próxima sessão plenária, em Estrasburgo.

Proteção Civil
Os eurodeputados irão votar, na terça-feira, uma atualização do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE) para ajudar os países a responder a catástrofes naturais de forma mais rápida, através da partilha de recursos. Será, também, criada uma reserva de ativos a nível europeu, tais como aviões de combate a incêndios florestais, hospitais de campanha ou equipas médicas de emergência, que poderão ser usadas se um Estado-Membro tiver recursos insuficientes para responder a um eventual desastre natural.


Investimento direto estrangeiro
Os membros do Parlamento Europeu (PE) votarão, na quinta-feira, a criação da primeira ferramenta no nível da União para avaliar o investimento direto estrangeiro. Embora a UE esteja aberta ao investimento, são necessárias fiscalizações para garantir que não há perigo para os interesses estratégicos da UE. O objetivo é proteger setores cruciais, tais como: a água, os transportes, as comunicações e tecnologias emergentes (a inteligência artificial e a robótica).


Futuro da Europa
O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, debaterá o Futuro da Europa com os eurodeputados na terça-feira à tarde. Será o 17º debate da série com os líderes europeus.


Transporte dos animais
Após as notícias nos media sobre os maus-tratos de animais transportados, os deputados do PE procuram, na quinta-feira, formas de melhorar o seu bem-estar. Recomendam, aos Estados-Membros, que melhorem a aplicação das regras existentes, assim como as condições de transporte e reduzam o tempo de transporte tanto quanto possível.


Pagamentos fora da zona euro
Os eurodeputados querem acabar com as altas taxas de conversão e os custos dos pagamentos transfronteiriços na UE, numa votação agendada para quinta-feira. As novas regras pretendem alinhar as taxas cobradas pelo envio ou recebimento de pagamentos em euros, por bancos e outros prestadores de serviços de pagamento, em países fora da zona euro com as taxas cobradas pelos pagamentos na moeda nacional e tornar os custos de conversão de moeda mais transparentes.


Seguro automóvel
Embora as estradas da UE sejam as mais seguras do mundo, o certo é que 135 mil pessoas ficaram gravemente feridas em acidentes, dados de 2017. Na quarta-feira, os membros do PE votarão uma proposta para melhorar a atual diretiva sobre o seguro automóvel com o objetivo de mais proteção para as vítimas dos acidentes de viação.


Acordo de comércio livre entre a UE e Singapura
No mesmo dia, os eurodeputados pronunciam-se sobre a possibilidade de aprovação de um acordo de comércio livre com Singapura. O acordo visa remover, virtualmente, todas as tarifas sobre o comércio num prazo de cinco anos, proteger produtos com selo europeu e abrir o mercado de Singapura para empresas baseadas na UE.


Reutilização de água
Os recursos hídricos da Europa estão cada vez mais sob pressão, levando à escassez e à deterioração da qualidade da água. Na terça-feira, os deputados vão discutir a estratégia para combater a escassez de água, promovendo a sua reutilização de água para a irrigação agrícola.