Debate Presidencial UE: Cabeça de lista Nico Cué (Partido da Esquerda Europeia) 

 
 

Partilhar esta página: 

Nico Cué é um dos cabeça da lista para a presidência da Comissão Europeia e faz parte do debate Eurovisão em direto, a acontecer em Bruxelas, no Parlamento, a 15 de maio.

Sobre Cué

Nome: Nico Cué

Partido Político Europeu: Partido da Esquerda Europeia

Nacionalidade: Espanha

Idade: 62

Carreira: reformado

2006 - 2019 Secretário-Geral dos trabalhadores siderúrgicos da Federação Geral do Trabalho da Bélgica

Começou a trabalhar no ramo do aço aos 20 anos

Sobre o debate

Os partidos políticos apresentaram os candidatos ao cargo de Presidente da Comissão Europeia no contexto das eleições que se avizinham. O candidato principal nomeado pelo Conselho que consiga obter uma maioria no Parlamento será eleito Presidente da Comissão Europeia por votação do Parlamento.

Os cabeças de listas são por vezes referidos pelo termo alemão spitzenkandidaten. Este sistema foi usado pela primeira vez em 2014 para eleger o atual Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O Debate Presidencial sobre as eleições Europeias 2019 acontece a 15 de maio, pelas 20h00 (hora de Portugal) é uma oportunidade para saber as posições dos cabeças de lista sobre um vasto leque de assuntos.

O Debate vai ser moderado por três apresentadores de televisão. Muito foi feito para determinar a ordem das intervenções dos candidatos.

Alguns partidos políticos nomearam mais do que um cabeça de lista, tendo, no entanto, nomeado apenas um dos candidatos para os representarem no debate.

O Partido da Esquerda Europeia tem dois cabeças de listas, sendo que a segunda é Violeta Tomič. A candidata é deputada na Eslovénia e vice-coordenadora do Partido Nacional Levica.

O Partido da Esquerda Europeia faz parte do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde no Parlamento.

Nico Cué