Debate Presidencial: os candidatos apresentam as suas ideias para a presidência da Comissão Europeia 

 
 

Partilhar esta página: 

Pessoas de toda a Europa viram seis candidatos à Presidência da Comissão debaterem as suas visões sobre a UE.

Transmitido por, pelo menos, 35 canais e mais de 60 plataformas online, o Debate Presidencial - Eleições Europeias 2019, a 15 de maio, foi uma oportunidade para descobrir qual a posição dos principais candidatos relativamente a uma série de questões. O debate no Parlamento Europeu, em Bruxelas, foi organizado por três moderadores de televisão. Muitos foram os que determinaram a ordem de intervenção.

O debate é um dos principais eventos no período que antecede as eleições Europeias de 23-26 de maio. O novo Parlamento Europeu e Comissão Europeia vão definir o rumo para a UE nos próximos cinco anos.

Assista ao vídeo acima para ver alguns dos destaques.

Sobre o processo do cabeça de lista

Os partidos políticos apresentaram candidatos ao cargo de Presidente da Comissão Europeia antes das eleições Europeias. O candidato principal nomeado pelo Conselho e capaz de obter uma maioria no Parlamento vai ser eleito Presidente da Comissão Europeia por votação do Parlamento.

Os candidatos principais são, por vezes, referidos pelo termo alemão spitzenkandidaten. Este sistema foi utilizado pela primeira vez em 2014 para selecionar o atual Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker.

Alguns partidos políticos nomearam mais do que um cabeça de lista, mas escolheram um único candidato para os representar no debate de 15 de maio.