Europhonica IT vence Prémio Carlos Magno da Juventude 2019  

 
 

Partilhar esta página: 

O Prémio Carlos Magno para a Juventude deste ano vai para o projeto italiano Europhonica IT - um programa de rádio onde os jovens partilham as suas histórias e opiniões sobre a Europa.

Prémio Carlos Magno da Juventude 2019  

Durante a atribuição do prémio, a 28 de maio, em Aachen, Alemanha, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Rainer Wieland, afirmou: “A Europhonica é o exemplo perfeito de como aproximar as instituições da União Europeia aos cidadãos, contribuindo para a compreensão do seu funcionamento e melhorando as condições da participação cívica".

Lançado em 2008, o prémio, atribuído conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pela Fundação Internacional Carlos Magno, está aberto a iniciativas lançadas por jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos envolvidos em projetos que ajudam a promover a compreensão entre pessoas de diferentes países europeus.

Os 28 representantes dos projetos nacionais receberam um diploma e uma medalha e vão ter a oportunidade de assistir à entrega do Prémio Carlos Magno Internacional a António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, no dia 30 de maio. António Guterres vai ser distinguido por ser "um excelente defensor do modelo europeu de sociedade".


Os três premiados com o Prémio Carlos Magno para a Juventude de 2019 são:

1º Prémio: Itália - Europhonica IT (RadUni - Associazione Operatori Radiofonici Universitari)

Europhonica IT é um programa de rádio que dá voz aos estudantes independentes e aos media universitários. A equipa editorial é composta por jovens de França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia e Alemanha e emite mensalmente a partir do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.


2º Prémio: Finlândia - A sua Cidadania Europeia (Parlamento Europeu da Juventude)

O projeto “Your European Citizenship” proporciona uma forma de os jovens finlandeses aprenderem sobre a tomada de decisões da UE e as culturas europeias. Para além de palestras sobre a UE nas escolas, quatro eventos internacionais reuniram cerca de 500 jovens para discutir, debater e formar opiniões sobre temas europeus. Os participantes simularam também a tomada de decisões do Parlamento Europeu.


3º Prémio: Áustria - Muçulmanos contra o antissemitismo, Muslimische Jugend Österreich

O projeto-piloto "Muslims against Anti-Semitism" visa sensibilizar os jovens muçulmanos de ambos os sexos para a questão do antissemitismo numa perspetiva muçulmana interna. Realizaram-se workshops com peritos e foram criados locais de encontro para muçulmanos e judeus, no sentido de promover uma identidade austríaca e europeia comum.


Acompanhe as notícias nas redes sociais com o hashtag #ECYP2019