Prioridades dos grupos do PE: Renew Europe 

 
 

Partilhar esta página: 

Um novo grupo, Renew Europe, é o terceiro mais forte do atual Parlamento Europeu.

Durante as eleições europeias de maio cerca de 200 milhões de europeus elegeram deputados europeus para os representar nos próximos cinco anos no novo Parlamento Europeu. Estes deputados estão organizados em sete grupos com base nas suas afinidades políticas. Saiba quais as prioridades de cada grupo na nossa série de vídeos.

O liberal-centrista Renew Europe (RE) foi criado na atual nona legislatura do Parlamento, como sucessor da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE). O novo grupo tem 108 lugares no Parlamento, o que o torna o terceiro maior grupo do PE. Os seus membros representam 22 países da UE.

Dacian Cioloș, um antigo primeiro-ministro romeno, foi eleito presidente do grupo em junho de 2019. Este é o seu primeiro mandato como deputado ao Parlamento Europeu. O grupo tem 8 vice-presidentes.

Este grupo pró-UE diz que está fortemente focado nas necessidades dos cidadãos e na procura de soluções da UE para os problemas europeus.

Dois dos 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu são membros do grupo RE, tal como 3 dos 20 presidentes das comissões parlamentares.