Partilhar esta página: 

Artigos 

Infografia        

Os eurodeputados aprovaram, esta quinta-feira, 16 de março de 2017, em sessão plenária, um relatório sobre uma política integrada da União Europeia para o Ártico com o objetivo de proteger o ecossistema da região e evitar tensões geopolíticas. A ameaça ambiental provocada pelo aquecimento global, a abertura de novas rotas de transporte marítimo, a extração de recursos naturais, o turismo e a crescente militarização da região são alguns dos desafios que a região enfrenta.

Gerir os Interesses no Ártico        

O aquecimento global está a facilitar o acesso a regiões do Ártico antes inacessíveis, tornando-as cada vez mais apetecíveis pelos seus recursos naturais. Os eurodeputados das comissões do ambiente e das relações externas aprovaram esta terça-feira, 31 de janeiro, um relatório sobre a Política integrada da União Europeia para o Ártico que insta a uma rápida intervenção da UE para evitar a militarização da região e para ajudar a preservar o seu ecossistema. Assista ao vídeo para saber mais.

Artigos 

Ilustração com os principais emissores de CO2        

Os eurodeputados votam esta semana, em sessão plenária, uma proposta de revisão do regime de comércio de licenças de emissão da UE, um instrumento essencial para reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa. A UE é o terceiro maior emissor global de CO2 mas pretende reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa em pelo menos 40% até 2030 (vs níveis de 1990). As alterações ao regime devem ajudar a atingir o objetivo ao mesmo tempo que protegem a competitividade da indústria europeia.

Logotipo da COP 22        

Centenas de delegações e líderes mundiais reúnem-se esta semana em Marraquexe para debater a implementação do acordo universal e vinculativo para o combate às alterações climáticas alcançado em Paris há menos de um ano. O Parlamento Europeu participa na conferência com uma delegação de 12 eurodeputados.

Imagens da conferência        

Nas últimas duas semanas, os líderes mundiais negociaram a implementação das prioridades do Acordo de Paris durante a COP22 em Marraquexe. Esta sexta-feira, 18 de novembro, perto de 200 países assinaram uma declaração considerando a implementação das medidas “um dever urgente”. O Parlamento Europeu esteve presente na conferência com uma delegação de 12 eurodeputados. Falámos com o chefe da delegação Giovanni La Via (PPE, Itália) sobre os próximos passos e o papel do Parlamento Europeu.

Giovanni La Via        

O Parlamento Europeu deu luz verde o Acordo de Paris para o Clima, esta terça-feira, 4 de outubro, depois dos ministros do Ambiente da UE terem decidido, a 30 de setembro, avançar com o processo de ratificação. Antes da decisão do Conselho, falámos com Giovanni La Via (PPE, Itália), presidente da Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar sobre o empenho do Parlamento em implementar o acordo do clima e os desafios da sua aplicação.

Artigos 

Bandeira da ONU e do Parlamento Europeu        

Convidados especiais, discursos solenes e aplausos fizeram parte da cerimónia que rodeou uma votação história, esta terça-feira, do Acordo de Paris, um acordo mundial e vinculativo de luta contra as alterações climáticas. O Parlamento Europeu aprovou a ratificação do acordo pela União Europeia, abrindo caminho para a sua entrada em vigor. Explore a nossa galeria de imagens.

ilustração de uma árvore ©AP Images/ European Union-EP        

A proteção do ambiente é um tema particularmente importante para os europeus. De acordo com um Eurobarómetro especial, dois terços dos cidadãos europeus gostariam que a UE interviesse mais na proteção do meio ambiente. Leia o nosso artigo para saber mais sobre as medidas levadas a cabo pela UE para proteger a biodiversidade e combater as alterações climáticas.

Emissões globais de CO2 da queima de combustíveis fósseis e da indústria (produção de cimentos e metais)" Fonte: Centro Comum de Investigação i©BELGAIMAGE/AGEFOTOSTOCK /P.Cairns        

Os eurodeputados vão debater esta terça-feira, 9 de junho, e votar no dia seguinte, uma recomendação que urge aos Estados-Membros a ratificar até ao final de 2015 a emenda de Doa ao protocolo de Quioto. A relatora, Elisabetta Gardini, sublinha que o segundo período de compromisso tem sobretudo o apoio dos países da UE e relembra que os Estados-Membros já estão a implementar uma redução de 20% das emissões até 2020. Descubra no nosso gráfico como as emissões de CO2 têm evoluído ao longo dos anos.

infographic illustration        

Os ponteiros do relógio não param. Em menos de dois meses, especialistas, políticos e organizações não-governamentais vão tentar chegar a um acordo em Paris para o combate às alterações climáticas e o Parlamento vai enviar uma delegação de 15 eurodeputados para defender um bom resultado. Esta quarta-feira, os eurodeputados debatem e votam em sessão plenária a sua posição para a 21ª Conferência das Partes (COP21). Acompanhe em direto e explore a nossa infografia.

Artigos 

World Environment Day        

“Eleve a sua voz, não o nível do mar” é o lema da edição desde ano do Dia Mundial do Ambiente, celebrado hoje, 5 de junho, e dedicado às pequenas ilhas e às alterações climáticas. O Parlamento Europeu tem estado na vanguarda da resposta mundial ao aquecimento global ao adotar legislação para reduzir os gases com efeito de estufa e ao conduzir a UE em direção a uma economia com baixos níveis de emissões de carbono.