COP 22: A União Europeia vai respeitar as suas promessas sobre o combate às alterações climáticas

Nas últimas duas semanas, os líderes mundiais negociaram a implementação das prioridades do Acordo de Paris durante a COP22 em Marraquexe. Esta sexta-feira, 18 de novembro, perto de 200 países assinaram uma declaração considerando a implementação das medidas “um dever urgente”. O Parlamento Europeu esteve presente na conferência com uma delegação de 12 eurodeputados. Falámos com o chefe da delegação Giovanni La Via (PPE, Itália) sobre os próximos passos e o papel do Parlamento Europeu.

Imagens da conferência
Perguntas e respostas sobre a COP 22 em Marraquexe.

Em que é que a Conferência de Marraquexe (COP22) difere da Conferência de Paris (COP21)?

A COP21 tinha como finalidade chegar a acordo sobre grandes metas que permitissem salvar o nosso planeta. Na COP22 o objetivo era outro: tornar promessas em realidade.


Qual foi o tema mais debatido em Marraquexe?

O financiamento da luta contra as alterações climáticas. Os países em desenvolvimento querem ter a certeza, e com razão, que o dinheiro que necessitam para se adaptarem às consequências das alterações climáticas estará disponível. Por outro, lado não podemos estar apenas a falar de dinheiro público.


O que é que a delegação do Parlamento defendeu em Marraquexe?

Defendemos a importância da confiança. Em Marraquexe reafirmámos que a UE vai cumprir as suas promessas aconteça o que acontecer.


Em que consiste a declaração de Marraquexe?

A declaração de Marraquexe reafirma a determinação de todos os países na luta contra as alterações climáticas e no apoio ao desenvolvimento sustentável. Em 2020 os países deverão apresentar os seus compromissos de longo prazo para lidar com as alterações climáticas.


E o que tem feito o Parlamento Europeu no que diz respeito à implementação do Acordo de Paris?

Nas próximas semanas, os eurodeputados vão votar a sua proposta para a reforma do mercado europeu do carbono. Muito em breve vamos iniciar o nosso trabalho sobre a redução das emissões de certos países da UE no âmbito da legislação sobre a partilha dos esforços e a nova proposta legislativa para a utilização do solo e das florestas.


Estamos no bom caminho para os nossos objetivos para 2030. Também estamos prontos para ultrapassar o nosso objetivo de 2020 de um corte de 20% nas emissões.


Qual poderá ser o maior desafio para a UE no que diz respeito à implementação do Acordo de Paris?

O reforço da confiança que permitiu que 197 países chegassem a acordo numa declaração comum em Marraquexe. É por essa razão que é importante reafirmar que a UE vai cumprir as suas promessas, independentemente das muitas incertezas politicas que enfrentamos.


O objetivo é a descarbonização; a única dúvida é se UE está disposta a liderar esta revolução e levar outros atores globais a seguirem o seu exemplo.