Partilhar esta página : 

Artigos 

puzzle bandeira UE e Reino Unido        

O Reino Unido anunciou formalmente a sua intenção de sair da UE a 29 de março ao acionar o artigo 50.º do Tratado da UE. O Reino Unido e a União Europeia esperam agora negociar o quadro da nova relação e o Parlamento Europeu vai ter um papel fundamental a desempenhar.

MEPs debates the guidelines for the EU negotiations with the UK that the European Council agreed at its last meeting in April.        
Comunicado de imprensa 

Comunicado de imprensa 

Os eurodeputados congratularam-se hoje com a unidade dos 27 Estados-Membros e das instituições europeias sobre as orientações políticas para as futuras negociações com o Reino Unido, adotadas numa cimeira realizada em 29 de abril. Num debate em plenário, vários parlamentares defenderam também a necessidade de se proceder a uma reforma da UE para dar resposta às preocupações dos cidadãos e para tornar mais visíveis os benefícios da integração europeia.

Red lines on Brexit negotiations        
Comunicado de imprensa 

Comunicado de imprensa 

O Parlamento Europeu aprovou no dia 5 de abril, por 516 votos a favor, 133 contra e 50 abstenções, uma resolução que define as condições que devem estar preenchidas para poder aprovar o futuro acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Artigos 

Infografia        

Nove meses após o referendo, o governo britânico acionou esta quarta-feira, 29 de março, o artigo 50.º do Tratado da UE, anunciando formalmente a sua intenção de deixar a UE. A partir de hoje, o Reino Unido e a UE terão dois anos para negociar um acordo que estabeleça as condições de saída. Para além disso, vão ainda ter de determinar um quadro para as futuras relações. Continue a ler para saber mais sobre o processo e o papel do Parlamento Europeu.

Conference of Presidents after the UK government’s triggered of Article 50 TEU        
Comunicado de imprensa 

Comunicado de imprensa 

A Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma proposta de resolução na qual define as condições para aprovar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. O documento, redigido pelos líderes de quatro grupos políticos e pela Comissão dos Assuntos Constitucionais do PE, será debatido e votado em plenário na próxima quarta-feira, em Estrasburgo.

UK referendum: European Parliament debate on outcome and consequences        
Comunicado de imprensa 

Comunicado de imprensa 

Na abertura da sessão plenária extraordinária sobre o resultado do referendo no Reino Unido, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse que foi a primeira vez que um plenário foi convocado num prazo tão curto. Mas foi também a primeira vez que um Estado-Membro decidiu sair da União Europeia, notou. "Esta é uma decisão do povo britânico mas que tem a ver com todos os cidadão da UE. É, por isso, importante que os deputados ao Parlamento Europeu a discutam", disse Schulz.

Video sobre os beneficios da cidadania        

A União Europeia e o Reino Unido iniciam brevemente as negociações para definir as condições da sua nova relação e qualquer acordo terá de receber a aprovação do Parlamento Europeu. Os eurodeputados definem, esta quarta-feira, 5 de abril, as condições do Parlamento Europeu para o acordo de retirada do Reino Unido da UE e a salvaguarda dos interesses dos cidadãos é um critério fundamental. Assista ao nosso vídeo sobre os direitos da cidadania europeia.