Partilhar esta página: 

Artigos 

Clique na infografia e explore.        

A luta contra o terrorismo deve ser a principal prioridade da União Europeia, seguida do combate ao desemprego e à fraude fiscal, a migração, a proteção das fronteiras externas e do ambiente, de acordo com a grande maioria das pessoas entrevistadas para Eurobarómetro especial levado a cabo pelo Parlamento Europeu. Foi perguntado aos participantes se gostariam que a UE interviesse menos ou mais do que já faz atualmente em vários domínios políticos.

Ilustração de um terrorista ©AP Images/ European Union-EP        

Cerca de 82% dos europeus e 91% dos portugueses desejam que a UE intervenha mais na luta contra o terrorismo, revela o recente estudo de opinião eurobarómetro. A luta contra o terrorismo é vista como a principal prioridade entre os inquiridos a nível europeu. Os portugueses escolhem o combate ao desemprego como prioridade número um.

Artigos 

Uma sondagem a quase 28 mil europeus apurou que a larga maioria quer que a UE seja mais ativa na abordagem a matérias como desemprego, terrorismo, imigração e fraude fiscal.
       

Com a taxa de desemprego acima dos 8% na União Europeia, de acordo com a sondagem do Eurobarómetro 3 em 4 europeus pedem mais intervenção da União Europeia na luta contra a falta de postos de trabalho. Face a isto, o presidente da Comissão parlamentar do Emprego e dos Assuntos Sociais, Thomas Händel pede aos líderes da União que “reunam esforços para garantir investimento e alta-qualidade para a sustentabilidade laboral”. Conheça aqui as medidas da União Europeia para combater o desemprego.

Eurobarometro ©AP Images/ European Union-EP        

A crise da migração e dos refugiados revelou que o espaço Schengen, um espaço de livre circulação, necessita de fronteiras externas fortes. De acordo com o último Eurobarómetro, 71% dos europeus e 87% dos portugueses desejam uma maior intervenção da UE para proteger essas mesmas fronteiras. O Parlamento Europeu está a trabalhar numa série de iniciativas para reforçar a segurança.

imagem gráfica de pessoas num barco ©AP Images/ European Union-EP        

A UE tem enfrentado nos últimos anos um fluxo migratório sem precedentes. De acordo com uma sondagem Eurobarómetro recente, 74% dos europeus e 86% dos portugueses querem mais intervenção da UE sobre a matéria. Dois terços dos cidadãos consideram insuficiente o atual envolvimento da UE na gestão da migração.

ilustração de uma árvore ©AP Images/ European Union-EP        

A proteção do ambiente é um tema particularmente importante para os europeus. De acordo com um Eurobarómetro especial, dois terços dos cidadãos europeus gostariam que a UE interviesse mais na proteção do meio ambiente. Leia o nosso artigo para saber mais sobre as medidas levadas a cabo pela UE para proteger a biodiversidade e combater as alterações climáticas.