União Bancária: sistema de garantia de depósitos na UE é essencial, diz Gualtieri 

 
 

Partilhar esta página: 

A Europa tem dado passos importantes em prol da construção de uma União Bancária, porém é necessário criar um sistema único de garantia de depósitos, para que o projeto fique concluído, afirmou o eurodeputado Roberto Gualtieri (S&D). Esta questão será discutida e votada pelos eurodeputados esta quinta-feira, dia 10 de março.

Clique no vídeo para assistir à entrevista completa com Roberto Gualtieri.


Nos últimos anos, os eurodeputados têm colocado os grandes bancos europeus sob a supervisão do Banco Central Europeu (BCE), ao mesmo tempo que criaram regras para lidar com os bancos que se encontrem em situações menos favoráveis.


"O que tem sido feito é extremamente relevante", no entanto "a União Bancária já deveria estar completa", garante Gualtieri. O próximo passo deve ser dado em prol da criação de um sistema único de garantia de depósitos, que ofereça proteção sobre os depósitos acima dos 100 mil euros como forma de garantir a credibilidade do projeto.


Para o presidente da comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, é necessário implementar medidas que reduzam risco no sistema bancário e, em paralelo, criar um sistema único de garantia de depósitos, evitando desta forma mais atrasos no avanço da União Bancária.