Promover a igualdade de género nos meios de comunicação social

Os eurodeputados querem que a UE, os Estados-Membros e os meios de comunicação social façam mais para promover a igualdade de género no setor.

Apenas 18% dos comentadores nos meios de comunicação social são do sexo feminino.

Cerca de 70% dos licenciados em jornalismo e comunicação na UE são do sexo feminino. No entanto, a percentagem de mulheres empregadas no setor dos meios de comunicação social situa-se em redor dos 40% e apenas 30% dos postos de chefia no setor são ocupados por mulheres. As mulheres estão também pouco presentes nos programas de informação: 37 % das histórias são comunicadas por mulheres e 18% dos especialistas ou comentadores são do sexo feminino.

“É importante que as mulheres estejam presentes, que sejam escutadas, que as vejamos como especialistas, porque têm um ponto de vista diferente”, afirma a eurodeputada Michaela Šojdrová (PPE, República Checa) responsável pela elaboração da resolução sobre a igualdade de género no setor dos meios de comunicação social a UE no vídeo.

Resolução do Parlamento Europeu

Os eurodeputados aprovaram em plenário a 17 de abril de 2018, uma resolução que insta os Estados-Membros e os organismos europeus de promoção da igualdade, a aplicar plenamente a legislação em vigor em matéria de igualdade entre os géneros e incentivar as entidades reguladoras a prestar atenção à presença e aos progressos das mulheres na comunicação social.

Na resolução, os eurodeputados recordam que meios de comunicação social funcionam como um quarto poder e instam as organizações do setor a apoiar e desenvolver medidas, incluindo um sistema de quotas, para assegurar a representação equitativa de mulheres e homens nos lugares de tomada de decisão e a atualizar as suas políticas internas, incluindo códigos de conduta e medidas contra o assédio.

“Temos de garantir que as mulheres não são discriminadas, no que diz respeito ao emprego, salário, ou na corrida para chegar à gestão de topo”, afirma Šojdrová.

Assista ao vídeo para saber mais.

Dia Internacional da Mulher 2018

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a eurodeputada Michaela Šojdrová debateu o tema da igualdade de género nos meios de comunicação social com os seguidores da página do Parlamento Europeu no Facebook. Reveja a entrevista aqui.