Conceção ecológica: da eficiência energética à reciclabilidade 

 
 

Partilhar esta página: 

O Parlamento Europeu quer que a diretiva sobre a conceção ecológica inclua novos requisitos sobre a eficiência energética e a reciclabilidade dos produtos. Saiba mais sobre estas propostas.

No relatório adotado em plenário a 31 de maio, os eurodeputados exortam a Comissão a incluir mais produtos no âmbito da diretiva sobre a conceção ecológica, que visa tornar os produtos, tais como computadores e eletrodomésticos, mais eficientes em termos energéticos desde a sua conceção. 

Uma vez que o consumidor europeu compra em média um telemóvel novo cada dois anos, os eurodeputados querem alargar o princípio de conceção ecológica aos mesmos. Isto não só melhoraria a sua eficiência energética, como também garantiria que os metais usados para a sua produção seriam reciclados, que os telemóveis seriam melhor concebidos e que a bateria dos mesmos poderia ser substituida mais facilmente.

1-5%  ; dos metais raros usados para a fabricação de telemóveis, tais como o tungstênio, o cobalto, a grafite e o índio, são atualmente reciclados.

Partilhar esta citação: 

O relatório apela a que a diretiva sobre a conceção ecológica vá mais além da eficiência energética e tenha em conta todos os aspetos ambientais dos produtos: a composição, a durabilidade, a desmontagem, a reparabilidade e a reciclagem, para explorar plenamente o seu potencial. Isto implicaria uma mudança para um modelo mais sustentável conhecido como a economia circular, na qual os materiais e produtos são reutilizados, reparados e reciclados durante o maior tempo possível.

80%  ; da poluição ambiental e 90% dos custos de fabricação são resultado de decisões tomadas durante a fase de conceção do produto.

Partilhar esta citação: 

Em julho de 2017, o Parlamento apelou à implementação de padrões mínimos sobre quanto tempo os produtos devem durar, combatendo a chamada "obsolescência planeada", que ocorre quando as empresas incluem defeitos num dispositivo para que o mesmo expire numa data definida ou após um determinado número de ciclos.

O que é a conceção ecológica?

  • Existem certos produtos que devem cumprir requisitos mínimos relacionados com a eficiência energética. Antes destes tipos de produtos serem colocados no mercado europeu, os fabricantes devem garantir que cumprem estas regras.
  • Os fabricantes estão obrigados, na fase de conceção do produto, a reduzir o consumo de energia e outros impactos ambientais negativos dos produtos.
  • Isto ajuda a evitar a criação de obstáculos ao comércio, a melhorar a qualidade dos produtos e a proteger o ambiente.
  • Entre os tipos de produtos atualmente regulados por estas regras estão as caldeiras, os computadores e os eletrodomésticos. Confira a lista completa aqui.
  • A implementação da política de conceção ecológica pode significar uma poupança de 490 € por ano nas faturas de energia dos consumidores europeus até 2020.
  • Os requisitos de conceção ecológica são complementados com uma série de requisitos obrigatórios de rotulagem energética.