Partilhar esta página: 

Artigos 

Mapa da Europa        

Os fluxos migratórios recorde registados na UE em 2015 e 2016 diminuíram. Confira os números mais recentes da migração e do asilo na nossa infografia.

Refugiados com água pela cintura na chegada à Grécia        

A migração representa desafios e oportunidades para a Europa. Saiba como a UE lida com os movimentos de refugiados e com os pedidos de asilo.

Uma criança num campo de refugiados        

Nos últimos anos, a Europa teve de responder ao desafio migratório mais grave desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Artigos 

Artigos 

As MPE Kashetu Kyenge e Roberta Metsola, coautoras de um relatório alargado sobre migração, respondem a receios relativos à devolução de refugiados à Turquia e a outras questões.
       

A crise de migração é enorme desafio político em vários Estados-Membros da UE. As eurodeputadas italianas Kashetu Kyenge (S&D) e Roberta Metsola (PPE) que prepararam um relatório que defende uma "abordagem holística" para a migração debatido e votado esta terça-feira em plenário e responderam às perguntas dos seguidores da página de Facebook do Parlamento Europeu sobre a crise dos refugiados e o acordo com a Turquia. Assista ao vídeo.

Mulher segura criança ao colo  sentada numa praia de pedras rodeadas de coletes salva-vidas. ©UNHCR/Achilleas Zavallis        

De acordo com a agência Frontex, o número de pessoas em busca de refúgio na Europa diminuiu drasticamente em 2016. No entanto, 2016 foi o ano mais mortífero de sempre para os que tentam alcançar a Europa através do Mediterrâneo. Cinco mil pessoas morreram ou desapareceram ao fazer a travessia, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Os deputados da comissão das liberdades cívicas debateram a crise de refugiados numa série de reuniões a 12 de janeiro.

Artigos 

Award-winning French photojournalist Marie Dorigny travelled to Greece, the Former Yugoslav Republic of Macedonia and Germany from December 2015 to January 2016 at the request of the EP seeking to capture on film the plight of women refugees ahead of this year's International Women's Day. © Marie Dorigny / European Union 2015        
Comunicado de imprensa 

Comunicado de imprensa 

O Parlamento Europeu apelou hoje aos Estados-Membros para terem em conta as necessidades de proteção específicas das mulheres e raparigas que requerem asilo na UE. Num relatório aprovado no Dia Internacional da Mulher, os eurodeputados propõem a adoção de orientações europeias em matéria de género no âmbito das reformas da política de migração e asilo e pedem que sejam tomadas medidas nos centros de acolhimento para prevenir a violência contra as mulheres e garantir os seus direitos.

Artigos 

passaporte sírio  © UNHCR/Achilleas Zavallis        

Os deputados debatem esta quarta-feira, 9 de março, as medidas apresentadas na cimeira UE-Turquia, para responder à crise de refugiados. Entre as propostas incluem-se a iniciativa de reinstalar, por cada sírio readmitido pela Turquia proveniente das ilhas gregas, outro sírio proveniente da Turquia nos Estados-Membros da UE. Jeanine Hennis-Plasschaert, da presidência neerlandesa do Conselho da UE e o vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis também participam no debate.

Image of a Syrian refugee camp        

O conflito e a crise humanitária na Síria têm sido acompanhados de perto pelo Parlamento Europeu. Recentemente os eurodeputados urgiram os Estados-Membros a assegurar o financiamento no valor de 3 mil milhões do mecanismo de apoio aos refugiados na Turquia, país que acolhe mais de 2,5 milhões de refugiados sírios. Duas delegações de eurodeputados viajam até à Turquia esta semana para avaliar a situação no terreno.

Parliament President Schulz on Turkey's request for an additional €3 billion in aid and on linking the refugee crisis to the country's EU accession talks.
       

Temos de colaborar com a Turquia para o bem dos refugiados, afirmou Presidente do Parlamento Europeu, após o encontro, com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoğlu, esta segunda feira, 7 de março. A crise dos refugiados, o controlo das fronteiras, a liberalização dos vistos e a liberdade de imprensa na Turquia foram alguns dos tópicos em debate na reunião que antecipou o encontro entre os chefes de Estado e de governo da UE e o governo turco para debater formas de conter o fluxo de migrantes.