Dia Europeu da Proteção de Dados: reconstruir a confiança 

 
 

Partilhar esta página: 

Aumentar a imagem: infografia 
infografia        
A reforma da proteção de dados da UE, atualmente em discussão entre os governos da UE, pretende modernizar a legislação atualmente em vigor.  

Esta terça-feira, 28 de janeiro, assinala-se o 8º Dia Europeu da Proteção de Dados. O tema tem sido uma prioridade para os eurodeputados, que se encontram a trabalhar na reforma da legislação europeia para a proteção de dados. Um estudo recente mostra que 76 % dos europeus se preocupam com a segurança da sua informação pessoal nas mãos das empresas privadas. A nossa infografia oferece mais detalhes sobre o nosso comportamento e as nossas preocupações.

A proteção de dados tem dominado a agenda mediática no último ano. Na sequência das alegações da vigilância em massa na Internet realizada pelas autoridades dos EUA aos cidadãos da UE, o Parlamento iniciou um inquérito e pediu a suspensão do Programa de Deteção do Financiamento do Terrorismo.


A reforma da proteção de dados da UE, atualmente em discussão entre os governos da UE, pretende modernizar a legislação atualmente em vigor e aborda questões como o “direito a ser esquecido”, criação de perfis e o consentimento explícito para a utilização de informação.