Prémio Sakharov 2017: não perca a cerimónia de entrega do galardão à Oposição Democrática na Venezuela 

 
 

Partilhar esta página: 

A Oposição Democrática na Venezuela recebe o Prémio Sakharov do Parlamento Europeu, esta quarta-feira, 13 dezembro. Acompanhe a cerimónia em direto e assista ao vídeo para mais informação.

A Venezuela enfrenta atualmente uma grave crise económica e política. Milhões de venezuelanos lutam pela sobrevivência devido à inflação galopante. Mais de 120 pessoas morreram desde o início do ano em manifestações, a maioria contra o governo de Nicolas Maduro, a Assembleia Nacional liderada pela oposição viu-se privada dos seus poderes pelo Supremo Tribunal e, de acordo com o Foro Penal Venezolano, existem ainda atualmente cerca de 300 prisioneiros políticos.

Prémio Sakharov reconhece povo venezuelano

O Presidente do Parlamento Europeu Antonio Tajani e os líderes dos grupos políticos atribuíram, a 26 de outubro, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2017 à Oposição Democrática na Venezuela: a Assembleia Nacional (Julio Borges) e todos os prisioneiros políticos, de acordo com a lista do Foro Penal Venezolano, representados por Leopoldo López, Antonio Ledezma, Daniel Ceballos, Yon Goicoechea, Lorent Saleh, Alfredo Ramos e Andrea González.

“Penso que é um reconhecimento para o povo venezuelano. Os venezuelanos que lutam há anos pela sua liberdade”, afirma Julio Borges no vídeo.

Na quarta-feira, o presidente da Assembleia Julio Borges, Antonio Ledezma e familiares dos prisioneiros políticos estarão em Estrasburgo para receber o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento durante uma cerimónia no hemiciclo a 13 de dezembro às 12.00 CET.

Acompanhe em direto e coloque as suas questões

Acompanhe a cerimónia em direto no sítio web do Parlamento Europeu e na página do Parlamento Europeu no Facebook. Jornalistas e interessados terão ainda a oportunidade de colocar as suas questões aos laureados na conferência de imprensa, imediatamente após a cerimónia, ou no Facebook Live com os representantes da Oposição Democrática na Venezuela às 16.00 CET.

Sobre o Prémio Sakharov

Todos os anos, desde 1988, o PE atribui o Prémio Sakharov (assim chamado em homenagem ao dissidente soviético Andrei Sakharov) a pessoas ou organizações que se destacam na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Nelson Mandela, Malala Yousafzai, Nadia Murad e Lamiya Aji Bashar são apenas alguns dos ativistas reconhecidos nos últimos 30 anos.