Tajani: “Os naufrágios no Mediterrâneo tornaram-se uma imagem demasiado familiar”

A Europa precisa de encontrar uma estratégia mais eficaz na gestão da migração: é esta a mensagem principal de uma conferência organizada pelo Parlamento Europeu em Bruxelas a 21 de junho.

A Europa precisa de encontrar uma estratégia mais eficaz na gestão da migração e combater a raiz do problema.

Nos últimos dois anos, 2,5 milhões de pessoas pediram asilo num dos países da UE. Muitos destes requerentes de asilo entraram na UE através do Mediterrâneo (360 000 pessoas em 2016), mas muitos outros acabam por morrer ao efetuar a travessia. Só nos primeiros seis meses de 2017, 1990 pessoas perderam a vida no mar.

“Os naufrágios no Mediterrâneo tornaram-se uma imagem demasiado familiar”, sublinhou o Presidente Antonio Tajani, ao discursar na conferência sobre a gestão dos fluxos migratórios, organizada pelo Parlamento Europeu em Bruxelas a 21 de junho.

Presidente Tajani discursa
Tajani: É necessária uma estratégia europeia que atue na raiz do problema da migração

O Presidente do PE insistiu que “é necessária uma estratégia europeia que atue na raiz do problema” e acusou os populistas de “semearem o desprezo e o pânico” e de “criarem a ilusão de que podem proteger a Europa com muros e barreiras e simplesmente manter os problemas do lado de fora”.

73%

dos cidadãos desejam que a UE intervenha mais que atualmente na questão da migração
Pessoas sentadas na sala da conferência
A conferência reuniu mais de 700 participantes.

A conferência reuniu mais de 700 participantes e focou-se na gestão dos fluxos migratórios irregulares, incluindo a integração de migrantes e refugiados e o desmantelamento das redes de criminalidade organizada de passadores e traficantes.

O Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, a Alta Representante Federica Mogherini e o comissário europeu Dimitris Avramopoulos também participaram no debate.

Mais informação