À descoberta da Europa: passes gratuitos para os jovens explorarem a UE 

 
 

Partilhar esta página: 

Está aberta uma nova fase de inscrições para a iniciativa do Parlamento Europeu que oferece bilhetes de comboio gratuitos aos jovens e permitir-lhes descobrir a União Europeia.

Mapa com o percurso ferroviário da Europa. 

Se tens 18 anos, és cidadão da UE e com interesse em descobrir a Europa e a sua cultura, aproveite esta oportunidade.

Proposto pela primeira vez durante o Evento Europeu da Juventude do Parlamento (EYE) em 2014 e apoiado pelos deputados ao Parlamento Europeu, cerca de 30 000 jovens com 18 anos receberam bilhetes grátis para viajar na UE no início do ano de 2018. Pelo menos mais outros 20 000 jovens vão beneficiar desta iniciativa, denominada “DiscoverEU” (em português, Descobrir a UE), na sua próxima edição.


Sobre o “DiscoverEU”

  • Uma nova fase de inscrições online está aberta de 2 de maio de 2019 até às 12h (11h em Lisboa) até 16 de maio de 2019 às 12h (11h em Lisboa).
  • Cerca de 30 000 pessoas viajaram em 2018 ao abrigo do programa.
  • Esta oferta está aberta aos cidadãos europeus nascidos entre 2 de julho de 2000 e 1 de julho de 2001.
  • Os participantes podem viajar por um mínimo de um dia e um máximo de 30 dias, para pelo menos um país estrangeiro entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020.
  • As viagens serão principalmente de comboio, mas também de autocarro e barco, para garantir um amplo acesso. Será permitido voos em casos excecionais em que não haja disponível qualquer outra forma de transporte (por exemplo, participantes provenientes de áreas longínquas e regiões ultraperiféricas).
  • Os participantes com mobilidade reduzida e/ou necessidades especiais podem ser elegíveis com ajuda extra (por exemplo, custos para acompanhante ou cão-guia para participantes com deficiência visual).

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no Portal Europeu da Juventude.

Apoio do Parlamento Europeu


O Parlamento Europeu tem sido defensor da ideia dos bilhetes de comboio gratuitos para os europeus com 18 anos, tendo votado em três resoluções de apoio à iniciativa.

Os eurodeputados acreditam que a iniciativa permitirá que os jovens experimentem a diversidade europeia, compreendam-se melhor e saibam mais sobre a Europa. Esperam, igualmente, que os jovens cidadãos encorajadores da União Europeia viajem dentro do território e encontrem pessoas de outros países que fomentem a identidade europeia e reforcem os valores comuns da UE.