Descobrir a Europa de comboio 

 
 

Partilhar esta página: 

As inscrições para participar na iniciativa do Parlamento Europeu para dar aos jovens passes de comboio gratuitos para viajar pela Europa abrem a 12 de junho.

Infografia. 

Se tem 18 anos, é um cidadão da UE e gostaria de descobrir a Europa de comboio não perca esta oportunidade.

Entre 20 000 e 30 000 jovens de 18 anos vão receber bilhetes gratuitos para viajar na União Europeia este ano. A iniciativa "DiscoverEU” foi proposta pela primeira vez em 2014 durante o Evento Europeu da Juventude organizado pelo Parlamento Europeu (EYE).

Como funciona a iniciativa?

  • As candidaturas em linha abrem a 12 de junho ao meio-dia (CET) e terminam ao meio-dia de 26 de junho (CET). Haverá uma segunda fase de candidaturas ainda este ano.
  • Cerca de 15 000 participantes vão poder viajar entre 9 de julho e 30 setembro de 2018.
  • Apenas os cidadãos europeus com 18 anos em 1 de julho de 2018 podem apresentar a sua candidatura na primeira fase.
  • Os participantes podem viajar até 30 dias e quatro países da UE.
  • As viagens vão ser realizadas sobretudo de comboio, mas também vão ser colocados à disposição outros meios como autocarro e ferry em determinados casos (por exemplo, para participantes provenientes de áreas remotas).
  • Os participantes com mobilidade reduzida ou necessidades especiais podem ser elegíveis para ajuda adicional (por exemplo, custos para acompanhante ou cães-guia).

Mais informação no sítio web do programa.

Parlamento Europeu apoia a iniciativa

O Parlamento Europeu tem sido um forte defensor da atribuição de bilhetes de comboio gratuitos para os europeus de 18 anos, tendo votado três resoluções de apoio à iniciativa.

Os deputados acreditam que a iniciativa vai permitir aos jovens vivenciar a diversidade europeia e fomentar a compreensão entre os europeus. O Parlamento espera ainda que o programa fomente a identidade europeia e fortaleça os valores comuns da UE ao encorajar os jovens a viajar pela UE e interagir com pessoas de outros países.