Corpo Europeu de Solidariedade: oportunidades para os jovens  

 
 

Partilhar esta página: 

Se tem entre 17 e 30 anos e gostaria de ajudar a tornar a sociedade um pouco melhor registe-se no Corpo Europeu de Solidariedade.

Durante a sessão plenária de setembro, o Parlamento Europeu discutirá a proposta que estabelece o quadro jurídico do Corpo Europeu de Solidariedade.

O Corpo Europeu de Solidariedade pretende ser o principal ponto de entrada na UE para os jovens que queiram oferecer-se como voluntários ou trabalhar em projetos para beneficiar comunidades e populações de toda a Europa.

O seu objetivo é dar aos jovens uma oportunidade de adquirirem competências valiosas para o seu desenvolvimento pessoal, social, cívico e profissional, incluindo uma aprendizagem e formação, enquanto ajudam outras pessoas.

Os projetos abrangem a educação, saúde, defesa do ambiente, trabalho com crianças e idosos, bem como com migrantes e requerentes de asilo, sendo dada prioridade ao trabalho de beneficência.

No acordo informal, aprovado pelos negociadores do Parlamento e do Conselho em julho, é referido que as atividades não devem ter um impacto negativo nos empregos ou estágios de formação já existentes e devem contribuir para reforçar os compromissos de responsabilidade social das empresas, e não substituir-se a estes.

«Penso que todos sabemos que os jovens estão dispostos a contribuir para o projeto europeu... construir o seu próprio futuro, entrar em contacto com outras pessoas e tornar a sociedade um pouco melhor», afirmou a relatora e negociadora principal do PE Helga Trüpel (Greens/EFA, DE).

Para saber mais veja o nosso vídeo.