Assembleia UE-ACP: reunir esforços com os nossos parceiros  

 
 

Partilhar esta página: 

Abertura oficial da última Assembleia Parlamentar Paritária UE-ACP  

O Parlamento Europeu aposta numa relação de proximidade com outros parlamentos de vários países e continentes. Esta semana, os eurodeputados encontram-se com os seus homólogos de 78 países de África, Caribe e Pacífico (ACP) durante a Assembleia Parlamentar UE-ACP em Paramaribo, Suriname. De 25 a 29 de novembro, o objetivo é discutir preocupações comuns, tais como as relações de comércio e encontrar uma estratégia comum para o conflito no Mali e a crise política e humanitária na Somália.

O encontro desta semana


Depois de dois dias de reuniões de comissões parlamentares e sessões de trabalho, a sessão de abertura oficial do 24° encontro da Assembleia Parlamentar Paritária é levada a cabo pelos co-presidentes Louis Michel (ALDE, BE) e Musikari Kombo, do Quénia. Além da situação no Mali e na Somália, os parlamentares discutem o empreendedorismo baseado nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), a necessidade de acesso a energia e os objetivos de Desenvolvimento pós-2015, assim como a instabilidade e insegurança na Região dos Grandes Lagos.


Sobre a Assembleia:


A assembleia reúne os representantes eleitos da UE e dos países do ACP. Estes países assinaram o acordo de Cotonu, que serve como base à cooperação para o desenvolvimento entre a UE e os países do ACP. As assembleias conjuntas reúnem-se duas vezes por ano, ora num Estado-membro da UE, ora num país do ACP.