Parlamento decide sobre o novo Presidente da Comissão 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

Eurodeputados votam o candidato ao cargo de Presidente da Comissão Europeia na terça-feira, 16 de julho.

A Ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, que foi nomeada pelo Conselho Europeu para o cargo, vai apresentar o seu programa e discuti-lo com os eurodeputados a partir das 9h00 CET. Os eurodeputados votam a sua candidatura às 18h00 CET.

Para se tornar Presidente da Comissão, von der Leyen tem de obter o apoio de uma maioria absoluta de eurodeputados (a partir de hoje tem de obter pelo menos 374 votos). A votação será uma votação por escrutínio secreto.

Embora tenha o apoio dos líderes da UE e seja membro do partido político que mais assentos obteve nas eleições europeias, von der Leyen não foi cabeça de lista, facto criticado por muitos eurodeputados.

Os grupos políticos já submeteram von der Leyen a duras interrogações sobre os seus planos para a Comissão.

Se não conseguir obter uma maioria, o Conselho Europeu vai ter de apresentar outro candidato.

Após as eleições de maio, uma das primeiras tarefas do novo Parlamento Europeu, eleito por sufrágio direto, é a eleição do próximo Presidente da Comissão Europeia.

Uma vez aprovado o novo Presidente da Comissão Europeia, iniciam-se os trabalhos para a criação da nova Comissão. As comissões parlamentares realizam audições com cada um dos comissários indigitados para avaliar a sua adequação à pasta que lhes foi atribuída, antes de os eurodeputados votarem a Comissão no seu conjunto.

Clique para assistir ao debate e à votação sobre o novo Presidente da Comissão, em direto no Parlamento Europeu, a 16 de julho, a partir das 9h00 CET.