Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Tudo o que é necessário saber sobre estágios no PE

Outros Artigo - Instituições15-08-2012 - 08:01
 
Estágios no Parlamento Europeu   Estágios no Parlamento Europeu

Se é estudante universitário ou titular de um diploma e os assuntos europeus e a atividade do Parlamento Europeu lhe despertam a curiosidade, o programa de estágios do PE talvez lhe interesse. Todos os anos, o Parlamento abre as suas portas a centenas de estagiários, com programas específicos para pessoas com deficiência. Se pretende ter uma ideia de como é trabalhar no PE, o próximo período de inscrições começa em 15 de agosto.


Um diploma de estudos europeus não é uma condição sine qua non


Os interessados podem candidatar-se a estágios gerais, de jornalismo ou de tradução. Há estágios remunerados para licenciados e estágios não remunerados para estudantes. Os nacionais de países terceiros também se podem candidatar.


Para Lucy Moylan, estagiária no centro de visitantes do PE, "é boa ideia pôr em evidência quaisquer qualidades específicas que se tenha. Com formação de atriz, experiência em consultoria na área do queijo artesanal e um diploma em tradução de língua irlandesa, nunca imaginei vir a ser aceite no programa de estágios".


Programa específico para pessoas com deficiência


Desde 2006, o PE dispõe de  um programa de estágios específicos para pessoas com deficiência. Para além de proceder às adaptações necessárias no local de trabalho, o PE presta informação sobre alojamento e transportes adaptados. Este ano, pedimos a alguns estagiários que nos dessem a sua opinião.


"Infelizmente, o setor privado está menos aberto à deficiência do que o PE. Sinceramente, espero que no futuro haja mais sítios a seguir a política do PE em relação às pessoas com "capacidades diferentes", afirmou Silvia Capriani, de Itália.


Segundo Chiara Arnone, também italiana, um estágio no PE é bom para a carreira pois "é reconhecido em todo o lado e mostra que temos um espírito aberto, que somos adaptáveis e podemos trabalhar bem com os outros."


Milhares de candidatos todos os anos


Todos os anos há cerca de 7 000 candidatos aos estágios do PE, dos quais  8% passam no processo de seleção.


Os estágios duram entre 1 e 6 meses e os estagiários remunerados auferem cerca de 1 200 euros por mês. A procura e o pagamento do alojamento ficam a cargo dos estagiários.

REF. : 20120713STO48892
Atualizado em: ( 29-08-2012 - 16:03)