28 de julho de 1914, o dia em que uma crise isolada se tornou num conflito mundial

Há exatamente 100 anos, o Império Austro-húngaro declarava guerra à Sérvia desencadeando um conflito que em breve se propagaria pela Europa e pelo Mundo e ficaria conhecido como a Grande Guerra. “A melhor forma de honrar os que lutaram e morreram é recordar esta lição”, afirmou o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, em vésperas do triste centenário.

Francisco Fernando inspecting revista às suas tropas , a 27 de junho de 1914 em Sarajevo ©BELGA_AFP_HISTORICAL ARCHIVES OF SARAJEVO
Arquiduque Francisco Fernando passa revista às suas tropas, a 27 de junho de 1914 em Sarajevo, na véspera do seu assassinato. ©BELGA_AFP

"28 de julho de 1914 foi o dia em que uma crise isolada se tornou num conflito mundial, em que as trincheiras substituíram as mesas de negociação, em que a temeridade de alguns destruiu as vidas de milhões”, afirmou Martin Schulz.


“100 após o inicio da Primeira Guerra Mundial, os eventos, as batalhas, as faces da guerra ainda fazem parte da identidade e da memória da Europa. São uma recordação dramática de onde vimos, da fragilidade da nossa interdependência e da paz. A melhor forma de honrar os que lutaram e morreram na maior catástrofe da humanidade é recordar esta lição, acrescentou.


A paz não pode ser tomada por garantida


O Parlamento Europeu assinalou o centenário da WWI com um debate em sessão plenária a 16 de abril. A paz nunca deve ser tomada por garantida, alertaram os eurodeputados.