O ABC do Parlamento Europeu

Em maio de 2014, os cidadãos europeus elegeram 751 eurodeputados ao Parlamento Europeu. Como estão os eurodeputados organizados? Explore a nossa infografia e descubra.

O Parlamento Europeu é a única instituição da União Europeia eleita por sufrágio universal direto e é uma das maiores assembleias democráticas do mundo.


Os 751 eurodeputados, eleitos de cinco em cinco anos, representam 500 milhões de cidadãos europeus de 28 Estados-Membros.


Grupos políticos


Os eurodeputados estão organizados em grupos políticos constituídos por deputados de diferentes países mas com convicções políticas semelhantes. Atualmente existem oito grupos no Parlamento Europeu.


Os grupos políticos têm um papel fundamental no funcionamento do Parlamento Europeu: asseguram maiorias na votação de legislação; definem as ordens do dia e têm um papel decisivo na escolha do Presidente do PE e de outros cargos principais.


Comissões parlamentares


O Parlamento Europeu conta com 20 comissões, duas subcomissões e uma comissão especial. As comissões especiais são temporárias e trabalham em redor de assuntos muito específicos.