Iniciativas do BCE debatidas com Mario Draghi esta segunda-feira em plenário

O Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, apresenta o relatório anual da instituição esta segunda-feira, 1 de fevereiro. A apresentação em sessão plenária será seguida de um debate que deverá abordar os indicadores financeiros da zona euro, ou seja, as baixas taxas de inflação, e a iniciativa de flexibilização quantitativa do Banco Central Europeu (BCE) para estimular a economia. Acompanhe o debate em direto no nosso sítio web.

prédio ©AP Images/ European Union-EP
A sede do BCE em Frankfurt ©AP Images/ European Union-EP

A estratégia do Banco Central Europeu deu resultados? Muito recentemente, durante uma conferência de imprensa em Frankfrut, Draghi tinha afirmado que o BCE poderia rever a sua estratégia em março e vem agora ao Parlamento apresentar e debater com os eurodeputados as medidas tomadas.


Em março de 2015, o BCE alargou o seu programa de compra de ativos prometendo comprar obrigações públicas e privadas no valor de 60 mil milhões por mês até setembro de 2016. O programa foi entretanto alargado até março de 2017.


Esta operação de grande escala é conhecida como flexibilização quantitativa. Ao comprar dívida soberana ou privada nos mercados secundários, o BCE acaba efetivamente por imprimir dinheiro: o dinheiro acaba nas contas bancárias de instituições e indivíduos que venderam as garantias ao BCE. O Banco Central Europeu espera que os vendedores destas obrigações utilizem o dinheiro para gastar ou investir em investimentos mais arriscados (que rendam mais juros que o dinheiro), resultando num impulso para a economia, emprego e inflação.


Objetivo de 2% para a inflação


O principal objetivo do BCE é manter a estabilidade de preços na zona euro, mantendo a inflação abaixo mas perto dos 2%. Isto deveria garantir um crescimento económico saudável e preços estáveis, ajudando investidores e consumidores a tomar decisões racionais. Mas em dezembro de 2015 a inflação anual na zona euro atingiu apenas 0,2%.


Até a crise financeira ter atingido a Europa em 2008, o BCE mantinha a estabilidade de preços através de alterações nas taxas de juto diretoras. Mas quando as taxas de juto se aproximaram do zero, tiveram que ser tomadas medidas não convencionais, sendo a flexibilização quantitativa a medida mais conhecida.


A inflação ainda não se encontra nos níveis desejados pelo BCE, a economia europeia deve continuar no seu caminho de recuperação moderada. O que é que precisa de ser melhorado? Descubra acompanhando o debate na sessão plenária em direto esta segunda-feira, 1 de fevereiro às 17h00 CET.