Fraude na medição das emissões dos automóveis: Günter Verheugen responde às questões dos eurodeputados

A comissão de inquérito do Parlamento Europeu prossegue a sua investigação ao escândalo da fraude na medição das emissões dos automóveis. Esta terça-feira, os eurodeputados vão colocar as suas questões ao antigo comissário Günter Verheugen, responsável pela pasta da indústria e das empresas entre 2004 e 2010. Explore as nossas infografias para saber como funcionam os atuais testes de emissões e conhecer as propostas em cima da mesa.

ilustração
A comissão já preparou um relatório intercalar com os resultados obtidos até ao momento.

Günter Verheugen, comissário responsável pela pasta da indústria entre 2004 e 2010, estará no Parlamento Europeu, esta terça-feira, para responder às questões dos eurodeputados da comissão de inquérito do PE à fraude na medição das emissões no setor automóvel. Acompanhe a audição em direto às 15h00 CET.


A presença de Verheugen acontece mais de um mês após o previsto. O ex-comissário tinha rejeitado inicialmente o convite para comparecer perante a comissão de inquérito a 14 de julho.


Os eurodeputados vão ainda ouvir, no mesmo dia, representantes da Faurecia, empresa líder de mercado nas tecnologias de controlo das emissões no setor dos veículos comerciais e ligeiros.

 

O trabalho da comissão de inquérito até ao momento

 

comissão de inquérito à medição das emissões no setor automóvel já concluiu a primeira fase das audições a representantes de vários institutos académicos, associações do setor e organizações não-governamentais. Até ao momento, já foram ouvidos vários fabricantes automóveis incluindo a Mitsubishi, os grupos Renault e Volkswagen, bem como Stavros Dimas, comissário europeu responsável pela pasta do ambiente entre 2004 e 2010.

 

ilustração
Acompanhe o trabalho e as propostas da comissão de inquérito do Parlamento Europeu à fraude na medição das emissões no setor automóvel.

Próximos passos


Os eurodeputados da comissão de inquérito à medição das emissões no setor automóvel reúnem-se novamente a 5 de setembro, quando Janez Potočnik, ex-comissário do ambiente entre 2010 e 2014 e Antonio Tajani, ex-comissário da indústria e empreendedorismo entre 2010 e 2014 vão responder às questões dos eurodeputados.


A comissão já preparou um relatório intercalar com os resultados obtidos até ao momento e com o planeamento para a segunda metade do seu mandato (um ano no total). O relatório preparado pelos eurodeputados Pablo Zalba (PPE, Espanha) e Gerben-Jan Gerbrandy (ALDE, Países Baixos) deverá ser votado em plenário a 13 de setembro.

“O caso da Volkswagen despoletou a investigação, mas não estamos a investigar a Volkswagen. O que investigamos é como é que isto pode ter acontecido”
Kathleen Van Brempt,
presidente da comissão de inquérito (14-07-2016).
Fonte "“O caso da Volkswagen despoletou a investigação, mas não estamos a investigar a Volkswagen. O que investigamos é como é que isto pode ter acontecido” " Abre numa nova janela