Eurodeputados querem que código de conduta dos comissários seja reforçado 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

Os eurodeputados pediram hoje à Comissão Europeia que tome medidas para evitar conflitos de interesses de antigos e atuais comissários e para reforçar o respetivo código de conduta. Vários parlamentares realçaram que os casos que têm sido revelados abalaram ainda mais a confiança dos cidadãos nas instituições e nas elites políticas.

A ida do antigo presidente da Comissão, Durão Barroso, para o Goldman Sachs 20 meses depois de deixar o cargo, as revelações do “Bahama Leaks” que envolvem a ex-comissária Neelie Kroes e as anteriores ligações do atual comissário para a Ação Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, com a indústria petrolífera foram alguns dos casos mencionados no debate.

A maioria dos eurodeputados considera que o que foi proposto até agora pela Comissão - representada no debate pelo comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici - não é suficiente, apelando a alterações ao código de conduta para que fique claro o que é ou não permitido aos comissários durante e depois do exercício do cargo e as sanções que lhes devem ser aplicáveis em caso de incumprimento.

Vídeo das intervenções de eurodeputados portugueses no debate

Marisa Matias (CEUE/EVN)

João Ferreira (CEUE/EVN)

Ana Gomes (S&D)