Parlamento Europeu leva debate, cinema e exposição à Madeira 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

RDF.jpg  

O Gabinete de Informação do Parlamento Europeu (PE) em Portugal, juntamente com o Centro Europe Direct Madeira, organizou no Funchal, a 6 de janeiro de 2017, o Fórum de Discussão Regional (FDR), uma jornada com diversas atividades destinadas a aproximar os cidadãos da União Europeia (UE) e que se prolongou de manhã à noite, contando com um grande adesão do público.

A iniciativa arrancou com o debate “A Madeira e as Três Décadas de Integração de Portugal na UE”, no auditório do Museu de Eletricidade - Casa do Funchal, e teve a participação dos eurodeputados Liliana Rodrigues (S&D), António Marinho e Pinto (ALDE) e Marisa Matias (EUE/ENV).


A abertura coube a Sérgio Marques, Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, seguindo-se a conversa entre os eurodeputados transmitida em direto na Antena 1 Madeira e moderada pelo jornalista Filipe Ramos. Pelo meio, houve também tempo para a atuação de um grupo da Universidade Sénior de Câmara de Lobos, que abrilhantou a manhã com os cantares das Janeiras.


Durante cerca de uma hora e meia, as 115 pessoas presentes no evento assistiram a uma animada troca de ideias sobre os 30 anos da integração europeia de Portugal e particularmente da Madeira, com pontos de vista divergentes em relação a tópicos como as matérias fiscais, a política de coesão, o equilíbrio entre países ricos e países pobres e a aplicação dos fundos estruturais.


A eurodeputada madeirense Liliana Rodrigues vê no alargamento do aeroporto local um dos aspetos mais importantes da adesão à UE mas mostra-se preocupada com a banana e o setor pesqueiro da região, acrescentando que “alguns países querem acabar com a coesão europeia”.


Já Marisa Matias considera que a integração europeia se tem revelado “mais negativa do que positiva” em diversas áreas e faz questão de sublinhar que “a Madeira não recebeu o que deveria ter recebido”.

Por sua vez, António Marinho e Pinto defende que Portugal não soube “gerir os fluxos económicos” gerados pela UE.


Após o debate, o público, constituído por estudantes, professores, dirigentes políticos regionais e profissionais de organismos privados, recebeu um exemplar da publicação "30 anos de Ultraperiferia Europeia: o que mudou?”, cuja elaboração esteve a cargo do Europe Direct Madeira.


Seguiu-se a inauguração da exposição “Portugal e a Europa em Cartoons”, que retrata a perspetiva de reputados cartoonistas portugueses acerca da UE e da participação portuguesa na construção europeia: são 28 trabalhos publicados na imprensa ao longo da última década que inclui temas como o alargamento, o Tratado de Lisboa, o euro ou a Estratégia 2020.


Ao final da tarde, as atenções estiveram centradas no Fórum Madeira, onde 112 pessoas de diferentes faixas etárias lotaram uma das salas do cinema NOS para assistir a “Mustang” (França, Alemanha, Turquia, Catar), filme marcante da realizadora turca Deniz Gamze Ergüven sobre a repressão sofrida pelas mulheres nas zonas rurais da Turquia e que ganhou o Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu em 2015.