Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Direitos humanos em foco: Prémio Sakharov 2010

Os nove candidatos ao Prémio Sakharov 2010

 

Os grupos políticos do Parlamento e grupos de deputados ao PE apresentaram nove candidatos ao Prémio Sakharov 2010: o movimento "Acess", Haytham Al-Maleh da Síria, a ONG israelita "Romper o silêncio" ("Breaking the Silence"), Guillermo Fariñas de Cuba, Aminatou Haidar, sarauí, Dawit Isaak da Eritreia, Birtukan Mideksa da Etiópia, o Padre Thadeus (Nguyën Van Ly) do Vietname e a missão cristã "Open Doors".


Para efeitos de nomeação, todos os candidatos devem ser apoiados por um mínimo de 40 deputados ou por um grupo político. Os candidatos serão oficialmente apresentados em 5 de Outubro numa reunião conjunta da Comissão dos Assuntos Externos, da Comissão do Desenvolvimento e da Subcomissão dos Direitos do Homem.


Os candidatos ao Prémio Sakharov 2010 são os seguintes, por ordem alfabética:


 "Access" - nomeação proposta pelo grupo ALDE - é um movimento de cidadãos que presta ajuda a activistas dos direitos humanos para se protegerem a si próprios e as suas comunicações em linha. Esta organização também presta assistência tecnológica para viabilizar o acesso à informação a despeito da censura exercida por regimes repressivos.


Haytham Al-Maleh - nomeação proposta por Heidi Hautala e mais 44 deputados - é um destacado advogado e activista sírio no domínio dos direitos humanos condenado a três anos de prisão em 4 de Julho de 2010. De acordo com organizações da sociedade civil, o julgamento não se terá processado de acordo com as normas internacionais.


Romper o silêncio ("Breaking the Silence") - organização nomeada pelo Grupo Verts/ALE e GUE/NGL - é uma ONG israelita criada por soldados e veteranos das forças armadas israelitas, que recolhem e divulgam experiências sobre o seu serviço militar na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental durante a segunda Intifada. Proporciona a membros no activo e aos reservistas uma plataforma para descreverem de forma confidencial as suas experiências nos territórios ocupados.


Guillermo Fariñas - nomeação proposta pelos grupos PPE, ECR, Edvard Kožušník e mais 91 deputados - é um cubano doutorado em psicologia, jornalista independente e dissidente político. Guillermo Fariñas entrou em greve de fome 23 vezes para protestar contra o regime cubano e a censura.


Aminatou Haidar (também foi candidata em 2005) - nomeação proposta por Norbert Neuser, Willy Meyer, Raül Romeva i Rueda e mais 40 deputados - é uma defensora sarauí no domínio dos direitos humanos e uma activista política pela independência do Sara Ocidental. É por vezes conhecida como a "Ghandi sarauí" pelos seus protestos não violentos, incluindo greves de fome, em apoio da independência do Sara Ocidental.


Dawit Isaak (finalista em 2009) - nomeação proposta por Olle Schmidt, Cecilia Wikström, Marit Paulsen, Lena Ek e mais 37 deputados - é um jornalista de origem eritreia e sueca. É prisioneiro político desde 2001, em condições de detenção extremamente duras. O PE tem exortado à sua libertação imediata.


Birtukan Mideksa - nomeação pelos socialistas - política etíope e antiga juíza, é  líder do partido da oposição Unidade pela Democracia e Justiça. Em 28 de Dezembro de 2008, foi condenada a prisão perpétua. Reconheceu publicamente o seu propósito de prosseguir o seu "combate pacífico em prol do reforço da democracia, do respeito pelos direitos humanos e o Estado de Direito" na Etiópia.


Padre Thadeus, Nguyën Van Ly (nomeado em 2009) - nomeação proposta pelo grupo ECR - padre vietnamita e destacado activista dos direitos humanos, que se socorre apenas da luta não violenta como forma de promover os direitos humanos universais.


Open doors - nomeação proposta pelo Grupo ECR - é uma missão cristã não confessional que apoia cristãos perseguidos em regiões nas quais constituem uma minoria religiosa. Organização operante em mais de 45 países.

 
 
 
Mais informação