Grupos políticos no Parlamento Europeu: os diferentes pontos de vista dos cidadãos

Após as eleições europeias, muitos dos eurodeputados recém-eleitos reúnem-se agora para formar ou juntar-se a grupos políticos em função da sua orientação política. Os grupos políticos do Parlamento Europeu usufruem de certas vantagens mas têm que cumprir alguns requisitos. Os grupos políticos oficiais do Parlamento devem ser estabelecidos até ao final de junho a tempo da primeira sessão plenária a 1 de julho.

gráfico com resultados eleições
Os grupos políticos do Parlamento Europeu usufruem de certas vantagens mas têm que cumprir alguns critérios.

Para que possam ser reconhecidos enquanto grupos pelo Parlamento Europeu, cada grupo parlamentar tem que ser formado pelo menos por 25 eurodeputados de um quarto dos Estados-Membros da União Europeia, o que atualmente significa sete países. O presidente do Parlamento Europeu tem que ser informado sobre a constituição de cada grupo, do seu nome, composição e liderança.


Cada grupo é responsável pela sua organização interna, nomeia um presidente ou copresidentes, uma mesa e têm ainda um secretariado.


Os grupos políticos têm um papel importante na definição da agenda do Parlamento Europeu, na escolha do presidente do PE, vice-presidentes, liderança das comissões parlamentares, relatores e a alocação de tempo da intervenção nos debates.


Os eurodeputados que não pertencem a nenhum grupo político são conhecidos como não-inscritos.


O Parlamento cessante tem sete grupos políticos que representam mais de 100 partidos políticos diferentes dos 28 Estados-Membros da UE.