O legado do EYE2014: tornar ideias em ações

O que pode a Europa oferecer aos jovens e o que podem os jovens oferecer à Europa? 5000 jovens de toda a Europa procuraram responder a estas perguntas em maio, quando se reuniram no Parlamento Europeu em Estrasburgo por ocasião do Evento Europeu da Juventude (EYE2014). O relatório com as ideias recolhidas já foi entregue aos eurodeputados e as ideias mais concretas vão ser apresentadas às comissões parlamentares para que estas as possam integrar na sua agenda de trabalho.

EYE_IDEAS2014_final
O mapa com as ideias recolhidas durante o Evento Europeu da Juventude

Dias após o evento e com o objetivo de recolher e dar destaque a estas novas ideias, a Associação de Jovens Jornalistas Europeus, o Fórum Europeu da Juventude e mais de cem jornalistas redigiram um relatório que sumariza as conclusões do evento. O relatório foi entregue aos eurodeputados durante a primeira sessão plenária de julho para que pudesse servir como fonte de inspiração e dar a conhecer as ideias, as esperanças e as preocupações dos jovens europeus.


As ideias recolhidas durante a cerimónia de encerramento foram organizadas tematicamente na forma de um mapa de ideias.


Algumas das ideias principais vão ser apresentadas em breve aos participantes no EYE às comissões parlamentares relevantes para que possam ser incluídos na agenda de trabalho das comissões, criando uma verdadeira ligação entre o evento e a atividade legislativa do PE.


EYE2014


O Evento Europeu da Juventude 2014 (EYE ) decorreu entre 9 e 11 de maio de 2014 no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França. Sob o lema “Ideias para uma Europa melhor”, o evento juntou milhares de jovens europeus para um intercâmbio de ideias e pontos de vista com as organizações e as instituições que se relacionem com as suas necessidades e interesses.

Mais informação