Eurodeputados urgem líderes ucranianos a formarem governo e iniciarem reformas

A Ucrânia deve formar um novo governo rapidamente e iniciar as reformas necessárias, defenderam os eurodeputados aos líderes do país após as eleições que decorreram este domingo, 26 de outubro, e que foram ganhas por partidos pró-europeus. Uma delegação de observadores do Parlamento Europeu esteve presente no terreno para garantir que as eleições decorriam de forma justa e transparente.

sala de reuniões com membros do governo ucraniano e deputados do Parlamento Europeu.
Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko e chefe da delegação de observação eleitoral do PE Andrej Plenkovic durante uma reunião em Kiev a 27 de outubro de 2014.

No dia seguinte às eleições, a delegação liderada pelo eurodeputado croata do PPE Andrej Plenkovic reuniu-se com o Presidente Petro Poroschenko e com o Primeiro-Ministro Arseniy Yatsenuk, cujos respetivos partidos receberam o maior apoio dos eleitores: 22% dos votos cada.


"Apesar da situação extremamente difícil, da anexação ilegal da Crimeia pela Rússia e da agressão híbrida que a Ucrânia enfrenta, o governos e as autoridades eleitorais foram bem-sucedidas na organização destas eleições”, afirmou Plenkovic. Os eurodeputados afirmaram ainda que irão fazer tudo no seu poder para ajudar a implementar o Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia recentemente ratificado.

Members of a local electoral commission count ballots in a polling station in the eastern Ukrainian city of Kramatorsk on October 26, 2014, after the country's parliamentary elections ©BELGA_AFP_G.SAVILOV
Membros da comissão eleitoral contam os boletins de voto na cidade de Kramatorsk a 26 de outubro, 2014. ©BELGA_AFP_G.SAVILOV

A delegação do Parlamento Europeu era composta por 14 eurodeputados de nove países da União Europeia e de todos os grupos políticos. No dia das eleições, os eurodeputados observaram a abertura das urnas, a votação e a contagem dos votos em Kiev, Odessa, Kharkiv, Dnipropetrovsk e Cherkasy.