Como combater o terrorismo?

"A situação em matéria de segurança na Europa mudou dramaticamente nos últimos anos” afirmou Claude Moraes, presidente da Comissão das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos, após uma audição dedicada à luta contra o terrorismo e aos desafios para a segurança interna da UE. A sessão, organizada a 14 de abril, juntou eurodeputados e especialistas para discutir as ameaças terroristas, instrumentos políticos da UE e a luta conta o extremismo e radicalização.

Antiterrorismo: Qual o papel da Europol?

Os especialistas presentes na audição destacaram a rápida radicalização de cidadãos da UE e o papel desempenhado pela Internet e pelas redes sociais como fenómenos preocupantes. Também discutiram os atuais instrumentos políticos da UE.


Após a audição, os eurodeputados Claude Moraes e Rachida Dati, que se encontra a redigir um relatório sobre a prevenção da radicalização e do recrutamento de cidadãos europeus por parte de organizações terroristas, deram-nos a sua perspetiva sobre a discussão.


Para Rachida Dati as trocas de opinião com especialistas e as suas experiências no terreno são uma contribuição essencial para o seu trabalho. Sublinhou a importância do Parlamento Europeu na luta contra o terrorismo e pediu uma maior coordenação e ações mais efetivas ao nível europeu.


"Os terroristas vão sempre tirar proveito da falta de coordenação entre os Estados-Membros da UE. Precisamos de um enquadramento jurídico claro e vincultativo para uma melhor cooperação com as agências de informação na UE e em países terceiros, que também são vítimas de terrorismo e de jihadismo. É urgente formar os guardas prisionais para a deteção e prevenção da radicalização,” afirmou a eurodeputada francesa do PPE.


Claude Moraes sublinhou a importância da cooperação transnacional. "Esta audição oferece uma grande oportunidade para que especialistas e eurodeputados se reúnam e discutam iniciatīvas que assegurem uma abordagem compreensiva de combate ao terrorismo e à radicalização,” explicou o eurodeputado britânico do S&D. Moraes sublinhou ainda o consenso geral que existe relativamente ao reforço da cooperação transnacional entre autoridades.


Clique aqui para mais notícias sobre o Parlamento Europeu.