Em direção a uma nova estratégia da UE em matéria de álcool

O abuso do álcool é um grave problema de saúde pública. Calcula-se que os custos diretos e indiretos do consumo abusivo de álcool tenham atingido 155, 8 mil milhões de euros na Europa em 2010. O álcool também é muito calórico e, no entanto, a maioria das pessoas não tem ideia quantas calorias tem a sua bebida. Explore o nosso gráfico sobre o consumo do álcool na UE.

Os eurodeputados debatem esta segunda-feira, 27 de abril, e votam na quarta-feira, uma proposta de resolução que prevê entre outras medidas, a rotulagem obrigatória das calorias nas bebidas alcoólicas.


"A informação ao consumidor é importante, mas deve ser medida em função da sua eficácia. Se o custo da rotulagem não levar a uma melhor abordagem em relação às bebidas alcoólicas, não deve ser considerado um mantra para uma vida melhor”, defende o eurodeputado italiano do PPE, Alberto Cirio.


"O álcool está ligado a mais de 60 doenças crónicas e à obesidade, e no entanto, muitas pessoas simplesmente não sabem quantas calorias tem uma determinada bebida alcoólica. Por exemplo, um copo grande de vinho contem as mesmas calorias que uma fatia de bolo. Os consumidores têm o direito a uma rotulagem clara e honesta que lhes permita tomar decisões informadas”, sublinha a eurodeputada britânica do S&D Glenis Willmott.


Acompanhe o debate em direto esta segunda-feira a partir das 17.30 CET e explore o nosso gráfico.