Relatores, relatores-sombra e coordenadores: nomeação e responsabilidades

Os relatores são eurodeputados que recebem a tarefa de redigir um relatório que represente a posição do Parlamento relativamente a uma proposta legislativa ou qualquer outro tema. Mas não são os únicos a desempenhar um papel importante na vida legislativa do Parlamento Europeu. Os coordenadores de grupos, os relatores-sombra e os relatores de parecer também são intervenientes essenciais. Continue a ler para saber quem é quem.

braços dos eurodeputados no ar em plenário
Conheça os principais atores da vida legislativa do Parlamento Europeu.

Quando uma comissão parlamentar decide redigir um relatório, nomeia um eurodeputado como "relator”. O relator vai redigir o texto, incluindo as alterações à proposta legislativa, para aprovação em comissão e mais tarde em plenário. Enquanto prepara o relatório, o relator debate-o com outros eurodeputados e consulta diversos especialistas, muitas vezes durante audições especialmente organizadas para esse fim.


Para acompanhar o progresso dos relatórios, os grupos políticos podem nomear relatores-sombra. Desempenham um papel importante porque são os eurodeputados responsáveis pelo tema dentro do seu grupo político sendo essenciais para alcançar um compromisso relativamente ao relatório no debate com os outros grupos.


Clique aqui para mais notícias sobre o Parlamento Europeu.


Os grupos políticos podem escolher um dos seus membros em cada comissão como coordenador. Podem agir como o principal porta-voz do grupo numa determinada comissão. Em conjunto com outros coordenadores preparam decisões para serem tomadas pela comissão como a nomeação de relatores, por exemplo. Podem ainda mobilizar os membros do grupo durante votos importantes e podem designar relatores-sombra.


Se uma comissão parlamentar recebe o pedido de um parecer de um relatório que se encontra a ser preparado por outra comissão, nomeia um relator de parecer.

Inicie a demonstração da EPTV de como os projetos de proposta avançam através dos níveis e séries de bónus ocultas da codecisão antes de se tornarem lei da UE ou até o jogo terminar