Momentos da sessão plenária de julho

A crise da dívida pública grega esteve no centro das atenções da sessão plenária de julho, com o Primeiro-Ministro Alexis Tsipras presente em Estrasburgo para discutir possíveis soluções. Os eurodeputados adotaram as suas recomendações para a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento e aprovaram a reforma do Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE que deve aumentar os incentivos para investimentos ecológicos.

Momentos da sessão plenária de julho

Os eurodeputados participaram num debate acalorado com o Primeiro-Ministro, Alexis Tsipras, o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, sobre a situação grega e a possibilidade de um acordo entre a Grécia e os seus credores internacionais. Releia a nossa cobertura do debate Storify.


O Parlamento Europeu aprovou as suas recomendações para as atuais negociações com os EUA sobre a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), insistindo num novo mecanismo de resolução de litígios "sujeito aos princípios e ao controlo democráticos, mediante o qual os eventuais processos sejam tratados de forma transparente por juízes profissionais, independentes e nomeados pelo poder público em audições públicas".


Os eurodeputados debateram os sucessos da Presidência letã do Conselho da UE e os desafios da atual Presidência luxemburguesa do Conselho da UE, com os primeiros-ministros dos dois países


Os eurodeputados votaram a reforma do Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE. Após um acordo com o Conselho, a nova reserva de estabilidade do mercado vai começar a funcionar em 2019, dois anos do que era previsto inicialmente.


O Parlamento aprovou uma resolução com recomendações para a reforma dos direitos de autor. Os eurodeputados querem facilitar o acesso a conteúdos em linha além-fronteiras e proteger os interesses dos autores e dos consumidores.


As grandes empresas e as entidades de interesse público deverão divulgar informações, país por país, sobre os lucros obtidos, os impostos pagos e os subsídios recebidos, de acordo com alterações a uma proposta legislativa aprovadas pelo Parlamento Europeu. Os negociadores do Parlamento e dos governos da União Europeia vão agora tentar chegar a acordo.


As pessoas deveriam ser capazes de viajar além fronteiras na UE com um único bilhete, defendem os eurodeputados


O Parlamento também votou resoluções sobre os desafios do setor do leite e da produção de frutas e hortícolas, pedindo mais iniciativas europeias para ajudar os produtores a enfrentarem as alterações nos mercados e choques externos, como a proibição de importações por parte da Rússia.


Os eurodeputados condenaram o genocídio na cidade bósnia de Srebrenica. Há 20 anos, 8 000 rapazes e homens foram assassinados por forças sérvias bósnias e unidades paramilitares.


A UE tem que utilizar os seus recursos de forma mais eficiente, afirmaram os eurodeputados numa resolução sobre a "economia circular”. A Europa depende mais de recursos importados do que qualquer outra região do mundo: 40% de todos os materiais utilizados na UE são importados.


Clique aqui para mais notícias sobre o Parlamento Europeu.

Mais informação