Infografia: um novo acordo para o combate às alterações climáticas?

Os ponteiros do relógio não param. Em menos de dois meses, especialistas, políticos e organizações não-governamentais vão tentar chegar a um acordo em Paris para o combate às alterações climáticas e o Parlamento vai enviar uma delegação de 15 eurodeputados para defender um bom resultado. Esta quarta-feira, os eurodeputados debatem e votam em sessão plenária a sua posição para a 21ª Conferência das Partes (COP21). Acompanhe em direto e explore a nossa infografia.

infographic illustration
Porque é que se mencionam cidades como Berlim, Marraquexe e Doha quando se fala sobre o combate às alterações climáticas?

O Parlamento vai defender dois objetivos principais na COP21: limitar o aumento das temperaturas em 2°C e assegurar o financiamento do Fundo Verde para o Clima que asseguraria que em 2020 fossem disponibilizados 100 mil milhões de euros por ano para ajudar os países em desenvolvimento a adaptarem-se às alterações climáticas e a mitigarem as suas consequências.


"Acreditamos que o Parlamento Europeu deve estar na linha da frente para assegurar o sucesso da COP 21. Trata-se da batalha do século", afirmou o eurodeputado francês do S&D Gilles Pargneaux numa entrevista publicada em setembro. Pargneaux liderou o relatório sobre a posição do Parlamento relativamente à COP21.


Que indústrias produzem mais emissões de C02 e porque é que se mencionam cidades como Berlim, Marraquexe e Doha quando se fala sobre o combate às alterações climáticas? Encontre as respostas na nossa infografia.

infographic illustration
Que indústrias produzem mais emissões de C02? Que países poluem mais?