Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Comunicados de imprensa

 
 
 
 

Eurodeputados debatem causas e combate ao casamento infantil

Outros Direitos do Homem12-04-2017 - 15:56
Fati de 13 anos com um recém-nascido ©UNHCR/B.Malum  

Uma em cada três raparigas nos países em desenvolvimento é casada antes de chegar aos 18 anos e uma em cada nove antes de fazer 15 anos. O casamento prematuro limita o futuro das crianças, muitas vezes obrigadas a abandonar a escola. As raparigas também enfrentam problemas com a gravidez e o parto, as principais causas de morte em adolescentes nestes países. Especialistas e deputados da subcomissão dos direitos humanos e da comissão da igualdade de género debateram a situação a 11 de abril. (Ler mais: Eurodeputados debatem causas e combate ao casamento infantil )

 

Ovos: da Páscoa à segurança dos consumidores

Outros Instituições12-04-2017 - 11:33
 

Muitos países europeus decoram ovos de galinha como parte das suas tradições para a Páscoa. Serão os ovos que compramos seguros? O Parlamento Europeu tem trabalhado numa série de normas para assegurar que as galinhas e os seus ovos são saudáveis. Entre a legislação incluem-se a proibição da utilização de gaiolas de bateria e a utilização de um código em cada ovo para que os consumidores possam saber como foi produzido. Assista ao vídeo para mais informação. (Ler mais: Ovos: da Páscoa à segurança dos consumidores )

 

Novo website do PE disponibiliza centenas de testemunhos sobre a Europa

Outros Instituições / Tratados31-03-2017 - 16:54
Três jovens carregam num botão.  

O que significa ser europeu? A história da Europa faz-se a partir das histórias de todos nós e todos temos um importante papel a desempenhar na proteção dessa história comum. Nos últimos dois meses, centenas de pessoas partilharam as suas experiências na plataforma My House of European History. Com o lançamento do website, esta terça-feira a 31 de março de 2017, já pode descobrir e explorar as suas contribuições. (Ler mais: Novo website do PE disponibiliza centenas de testemunhos sobre a Europa )

 
Conference of Presidents after the UK government’s triggered of Article 50 TEU  

A Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma proposta de resolução na qual define as condições para aprovar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. O documento, redigido pelos líderes de quatro grupos políticos e pela Comissão dos Assuntos Constitucionais do PE, será debatido e votado em plenário na próxima quarta-feira, em Estrasburgo. (Ler mais: Brexit: Eurodeputados definem condições para aprovar saída do Reino Unido )

 

Artigo 50.º: As futuras relações entre a UE e o Reino Unido

Outros Futuro da Europa/Integração europeia / Constituição / Instituições / Tratados29-03-2017 - 10:28
Infografia  

Nove meses após o referendo, o governo britânico acionou esta quarta-feira, 29 de março, o artigo 50.º do Tratado da UE, anunciando formalmente a sua intenção de deixar a UE. A partir de hoje, o Reino Unido e a UE terão dois anos para negociar um acordo que estabeleça as condições de saída. Para além disso, vão ainda ter de determinar um quadro para as futuras relações. Continue a ler para saber mais sobre o processo e o papel do Parlamento Europeu. (Ler mais: Artigo 50.º: As futuras relações entre a UE e o Reino Unido )

 
Donald Tusk e Antonio Tajani exibem a Declaração de Roma aos fotógrafos  

“O sonho de uma Europa unida ofereceu-nos a possibilidade de colocar para sempre no passado o pesadelo da guerra,” afirmou o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, durante a cerimónia, a 25 de março, que assinalou o 60.º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma. “Devemos estar orgulhosos do legado que deixamos aos nossos filhos: a liberdade de viajar, estudar, trabalhar, criar um negócio, inovar”, afirmou Antonio Tajani ao assinar a Declaração de Roma em nome do Parlamento. (Ler mais: Tajani: “Devemos estar orgulhosos do legado que deixamos aos nossos filhos” )

 
Bandeira da UE refletida no edificio  

Um debate sobre a situação na Europa em matéria de segurança com os ministros da administração interna da Alemanha e França e as visitas do presidente da Palestina Mahmoud Abbas e do presidente da câmara de Londres Sadiq Khan encontram-se esta semana na agenda do Parlamento Europeu. Os eurodeputados votam um relatório sobre a revisão intercalar do quadro financeiro plurianual da UE e medidas para acabar com a elisão fiscal das multinacionais. (Ler mais: Esta semana no PE: segurança, elisão fiscal, quadro financeiro plurianual )

 

Aniversário dos Tratados de Roma: a UE comemora 60 anos

Outros Instituições / Tratados24-03-2017 - 14:25
Fotografia de uma página do Tratado de Roma  

Há 60 anos, líderes de seis países reuniam-se em Roma para assinar os acordos que dariam eventualmente origem a uma união com 28 Estados-Membros. Este sábado, representantes do Parlamento Europeu e outros líderes europeus deslocam-se a Roma para participar nas comemorações do aniversário na capital italiana, num momento em que a futura direção do projeto europeu é alvo de um forte debate. Os chefes de Estado e de governo vão aproveitar o encontro para debater o futuro da União Europeia. (Ler mais: Aniversário dos Tratados de Roma: a UE comemora 60 anos )

 

60th anniversary of the Treaty of Rome

Others Future of Europe/European integration / Institutions / Treaties23-03-2017 - 18:31

Parliament’s President Antonio Tajani, political group leaders and other leading MEPs will meet with Italy’s highest public officials, starting with President Sergio Mattarella on Friday, and take part in the celebration of the 60th anniversary of the Treaty of Rome on Saturday. (Read more: 60th anniversary of the Treaty of Rome )

 

Trabalhadores do setor têxtil: o custo humano da moda

Outros Desenvolvimento e cooperação23-03-2017 - 18:11
 

Há quase quatro anos, um edifício com várias fábricas de vestuário ruía nos arredores de Daca no Bangladeche matando mais de 1100 trabalhadores e ferindo mais de 2500. A tragédia chamou a atenção para as condições laborais do setor. Os eurodeputados da comissão do desenvolvimento querem garantir que as roupas e os têxteis que comprarmos e utilizamos não são produzidos à custa da segurança, dos direitos humanos, saúde e dignidade dos trabalhadores do setor. Assista ao vídeo para saber mais. (Ler mais: Trabalhadores do setor têxtil: o custo humano da moda )