Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Assuntos económicos e monetários

 

Aderir ao Euro: critérios, processo e próximos países

Outros União económica e monetária15-07-2014 - 19:38
moeda euro  

O Parlamento Europeu vota esta quarta-feira, 16 de julho, se a Lituânia deveria aderir ao euro a partir de 1 de janeiro de 2015. A Comissão Europeia afirmou, em junho, que o país cumpre os critérios de Maastricht para adotar a moeda única. O Conselho deve dar a sua decisão no final de julho. Continue a ler para saber como sobre o procedimento de avaliação dos Estados para aderir à zona euro que atualmente conta com 18 membros. (Ler mais: Aderir ao Euro: critérios, processo e próximos países )

 
 

Em direto: Presidente do BCE debate política monetária com eurodeputados

Outros Assuntos económicos e monetários14-07-2014 - 17:38
computador no centro do hemiciclo  

O Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi reúne-se esta segunda-feira, 14 de julho, com a nova comissão parlamentar dos assuntos económicos para debater a posição do banco face às recentes condições económicas e monetárias. Com as taxas de juro em mínimos históricos, Draghi deve abordar as ferramentas disponíveis para dar resposta aos desafios colocados pela economia europeia. Também é provável que aborde a questão da taxa de câmbio do euro face ao dólar. (Ler mais: Em direto: Presidente do BCE debate política monetária com eurodeputados )

 
 

União bancária: sistema financeiro estável e poupar o dinheiro dos contribuintes

Outros Assuntos económicos e monetários14-04-2014 - 17:56
Trabalhador carrega o painel com o nome de um banco  

Para evitar que os contribuintes paguem os erros dos bancos e para que o sistema financeiro europeu esteja seguro é necessário um sistema mais ágil e eficaz para gerir os bancos em dificuldades. Este foi sempre o objetivo do Parlamento nas negociações com os Estados-Membros para a criação de uma união bancária. Na terça-feira, os eurodeputados debatem e votam outro pilar da união bancária chegado a acordo em março: o sistema de resolução bancária. (Ler mais: União bancária: sistema financeiro estável e poupar o dinheiro dos contribuintes )

 
 

Background note on banking union and bank common rules

Economic and monetary union09-04-2014 - 16:59
Banking union and bank common rules  

The last plenary session of this legislature will see votes on three key deals to ensure that banks themselves, and not taxpayers, are first in line to pay the costs of their misfortunes. On Tuesday MEPs will vote to approve two laws dealing with restructuring and winding up troubled banks and an update to the scheme which guarantees deposits under €100,000. This note details these three pieces of legislation, which together move the EU many steps closer to completing banking union. (Read more: Background note on banking union and bank common rules )

 
 

Zalba: Os consumidores vão poupar centenas ou mesmo milhares de milhões de euros

Outros Assuntos económicos e monetários03-04-2014 - 10:30
Pablo Zalba  

O Parlamento Europeu vai votar, esta quinta-feira, novas regras relativamente às comissões de intercâmbio aplicáveis a operações de pagamento associadas a cartões. As taxas cobradas pelos bancos para processar os pagamentos dos seus clientes na UE devem ser limitadas até 0,3% do valor da transação para os cartões de crédito e até um máximo de 7 cêntimos para os cartões de débito. Pablo Zalba, eurodeputado espanhol do PPE e relator, respondeu às nossas questões . (Ler mais: Zalba: Os consumidores vão poupar centenas ou mesmo milhares de milhões de euros )

 
 

Investigação à Troika: como salvar os países em dificuldades no futuro?

Outros Assuntos económicos e monetários13-03-2014 - 11:02
Domino com as bandeiras dos países em dificuldades na europa  

A avaliação do Parlamento Europeu ao impacto das medidas da Troika foi iniciada em dezembro do ano passado. Esta quinta-feira, 13 de março, são votados em sessão plenária dois relatórios de iniciativa. Os relatores dos relatórios, Othmar Karas, eurodeputado austríaco do PPE, Liêm Hoang-Ngoc, eurodeputado francês do S&D, e Alejandro Cercas, eurodeputado espanhol do S&D explicaram-nos como devem ser salvos no futuro os países em dificuldades. (Ler mais: Investigação à Troika: como salvar os países em dificuldades no futuro? )

 
 

Marcas registadas mais modernas, flexíveis e baratas

Outros Assuntos económicos e monetários24-02-2014 - 18:47
Cecilia Wikström  

A maçã não é uma apenas uma fruta saborosa. Uma das marcas mais valiosas escreve-se maçã em inglês: Apple. As marcas são utilizadas no comércio para identificar produtos e hoje em dia seria quase inimaginável fazer negócios sem elas. Quanto mais importantes e globais se tornam as marcas, mais importante é a sua proteção. Falámos com Cecilia Wikström, eurodeputada sueca do grupo ALDE e responsável pelo relatório sobre a modernização da marca europeia. (Ler mais: Marcas registadas mais modernas, flexíveis e baratas )

 
 

ReACT Madrid: Revitalizar a economia

Outros Assuntos económicos e monetários21-02-2014 - 19:01
Rapariga com camisola com logotipo na sala do evento  

Como podemos recuperar a saúde da economia europeia? Devemos continuar com a receita da austeridade ou experimentar outras medidas? Especialistas, académicos, cidadãos e eurodeputados debateram as alternativas disponíveis para recuperar o crescimento e o emprego na Europa, durante a conferência ReACT, organizada pelo Parlamento Europeu em Madrid, a 20 de fevereiro. (Ler mais: ReACT Madrid: Revitalizar a economia )

 
 
União bancária: evitar que a história se volte a repetir Infografia - Assuntos económicos e monetários20-02-2014 - 17:24

Encontrar o caminho para sair da crise financeira é o tema abordado por especialistas e cidadãos na última conferência ReACT, a 20 de fevereiro, em Madrid. No entanto, a saída da crise depende de também de um sistema financeiro saudável. O Parlamento Europeu pediu uma reforma profunda da legislação bancária, através de medidas para evitar o risco, reforçar a supervisão bancária ao nível da UE e proteger as poupanças se o seu banco enfrentar dificuldades. Saiba mais com a nossa infografia. (Ler mais: União bancária: evitar que a história se volte a repetir )

 
 

Direto: PE debate e vota regras mais duras contra o branqueamento de capitais

Outros Assuntos económicos e monetários19-02-2014 - 18:35
 

O branqueamento de capitais é responsável por 2,7% do PIB mundial (ou 1 600 mil milhões de dólares em 2009), de acordo com a ONU. E as novas tecnologias tornaram ainda mais fácil a lavagem de dinheiro sujo. Esta terça, 11 de março, o Parlamento Europeu debate e vota em sessão plenária regras mais duras contra o branqueamento de capitais, cobrindo os jogos de apostas em linha e exigindo às empresas mais informação sobre os proprietários reais. Acompanhe em direto no nosso sítio Internet. (Ler mais: Direto: PE debate e vota regras mais duras contra o branqueamento de capitais )