Accesso directo à navegação principal (Premir "enter")
Acesso aos conteúdos da página (clicar sobre "Entrar")
Accesso directo a lista de outros sítios Web (Premir "enter")

Notícias

Mercado interno e indústria

 

Roaming: Parlamento Europeu aprova limites máximos para os mercados grossistas

Sessão plenária Indústria / Investigação e inovação06-04-2017 - 12:25

O Parlamento Europeu aprovou hoje as regras que limitam o valor que os operadores de redes móveis podem cobrar uns aos outros quando alguém faz chamadas, envia mensagens de texto ou navega na Internet noutro país da UE. Esta reforma do mercado grossista de itinerância era o ato legislativo que faltava para que as taxas de roaming pagas pelos consumidores possam ser abolidas em 15 de junho deste ano. (Ler mais: Roaming: Parlamento Europeu aprova limites máximos para os mercados grossistas )

 

Energy deals with third countries: MEPs approve rules on EU Commission help

Plenary Session Energy / Research and innovation02-03-2017 - 12:06

The rules requiring EU member states to inform the EU Commission of their plans to negotiate energy supply deals with third countries before opening negotiations were approved by MEPs on Thursday. This is the first item of Energy Union legislation to be completed. (Read more: Energy deals with third countries: MEPs approve rules on EU Commission help )

 

Robôs: Eurodeputados defendem quadro legal comum para a sua utilização

Outros Investigação e inovação15-02-2017 - 14:56
Mady Delvaux  

Os robôs fazem parte do nosso dia-a-dia, mas a sua utilização ainda não está devidamente regulamentada. Os eurodeputados debatem esta quarta-feira, 15 de fevereiro, e votam no dia seguinte em Estrasburgo, um relatório que defende a adoção de um quadro legal a nível europeu para dar resposta aos múltiplos desafios jurídicos e éticos relacionados com os robôs e a inteligência artificial. Quem deve ser responsabilizado em caso de danos causados por um robô? Vão os robôs roubar os nossos empregos? (Ler mais: Robôs: Eurodeputados defendem quadro legal comum para a sua utilização )

 

Robótica e IA: estamos preparados para o seu impacto no nosso dia-a-dia?

Outros Investigação e inovação22-04-2016 - 13:48
Illustration image of a self driving car on highway ©AP Images/ European Union-EP  

Carros sem condutor; drones e robôs utilizados na área dos cuidados de saúde, agricultura ou na indústria são a nova realidade e em breve vamos poder vê-los crescer em quantidade e qualidade. A sua utilização coloca inúmeros desafios morais e legais e o Parlamento Europeu quer estar preparado. A comissão parlamentar dos Assuntos Jurídicos organizou um debate sobre o tema na quinta-feira, 21 de abril de 2016. (Ler mais: Robótica e IA: estamos preparados para o seu impacto no nosso dia-a-dia? )

 

Tecnologia quântica: computadores mais rápidos e a criptografia inquebrável

Outros Investigação e inovação07-04-2016 - 17:44
 

Existem inúmeros aparelhos que utilizamos no quotidiano cuja sua criação depende da física quântica, são exemplos os lazeres e transístores, o GPS e os telemóveis. Agora aproxima-se uma segunda revolução quântica que promete computadores um milhão de vezes mais rápidos e a existência de uma criptografia inquebrável. O Grupo de Avaliação das Opções Científicas e Tecnológicas do Parlamento (STOA) organizou, a 6 de abril, um seminário sobre as novas tecnologias quânticas. (Ler mais: Tecnologia quântica: computadores mais rápidos e a criptografia inquebrável )

 

Grammatikakis: Descoberta de água em Marte reabre questão da vida no universo

Outros Investigação e inovação30-09-2015 - 18:47
Grammatikakis  

O céu e as estrelas sempre foram alvo do nosso fascínio e a questão da existência de vida para além do nosso planeta permanece um dos grandes mistérios da Humanidade. A NASA anunciou, esta segunda-feira, que há sérios indícios da existência de água na superfície de Marte. Falámos com George Grammatikakis, eurodeputado grego do S&D e astrofísico, sobre o significado da descoberta. (Ler mais: Grammatikakis: Descoberta de água em Marte reabre questão da vida no universo )

 

Grafeno: o material maravilha do século XXI

Outros Investigação e inovação04-06-2015 - 19:29
mão segura num nanotubo de carbono ©BELGA_SCIENCE  

Telemóveis dobráveis e transparentes, aviões mais leves, melhores retinas artificiais... Tudo e muito mais pode tornar-se realidade muito em breve graças ao grafeno. Eurodeputados e especialistas debateram os potenciais do material esta terça-feira, 2 de junho, em Bruxelas. “A ciência é a parte mais fácil. Para desenvolver a tecnologia, temos que saber que tipo de produtos são necessários e esta informação deve vir da indústria”, afirmou o Prémio Nobel da Física Konstantin Novoselov. (Ler mais: Grafeno: o material maravilha do século XXI )

 

Debate sobre os planos para o Mercado Único Digital com o comissário Ansip

Sessão plenária Investigação e inovação / Sociedade da informação18-05-2015 - 19:00

Na terça-feira de manhã, os eurodeputados vão debater a Estratégia para o Mercado Único Digital apresentada pela Comissão no dia 6 de maio, que inclui 16 iniciativas a realizar até ao final de 2016. A estratégia assenta em três pilares: melhor acesso dos consumidores e empresas a bens e serviços digitais em toda a Europa, criação de condições de concorrência equitativas para o desenvolvimento de redes digitais e de serviços inovadores e otimização do potencial de crescimento da economia digital. (Ler mais: Debate sobre os planos para o Mercado Único Digital com o comissário Ansip )

 

Internal market MEPs green light life-saving emergency call system for cars

IMCO Research and innovation17-03-2015 - 11:15
eCall  

All new car models sold in the EU are to be equipped with eCall technology from 31 March 2018 under draft EU rules endorsed by Internal Market and Consumer Protection Committee MEPs on Tuesday.This technology uses the 112 emergency number to call rescue services automatically, enabling them to reach crash scenes faster and thus save lives and reduce the severity of injuries. (Read more: Internal market MEPs green light life-saving emergency call system for cars )

 

Em direto: o crowdsourcing e a impressão 3D vão revolucionar a nossa sociedade?

Outros Investigação e inovação27-01-2015 - 12:11
Streaming photo - Live from the EP  

No mundo online as fronteiras são muito pouco definidas. Cidadãos de várias partes do mundo podem juntar-se para trabalhar num projeto ou investir e apoiar ideias inovadoras através do crowdsourcing. Objetos podem ser desenhados num país e serem impressos instantaneamente noutro. Qual o impacto destas tecnologias na economia? O Paínel de Avaliação das Políticas de Ciência e Tecnologia do PE debate esta e outras questões, esta terça-feira, 27 de janeiro. Acompanhe o evento em direto. (Ler mais: Em direto: o crowdsourcing e a impressão 3D vão revolucionar a nossa sociedade? )