Comissão REGI apoia continuação de fundos nos Açores 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

Visita à fábrica Natural Reason na ilha Terceira.JPG  

Uma delegação de 13 deputados da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu esteve nos Açores, entre 23 e 25 de maio, para conhecer projetos que receberam apoio comunitário.

No final da visita, o presidente da delegação, o eurodeputado Younous Omarjee (Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde), manifestou o seu apoio ao arquipélago e à continuação das ajudas financeiras aos Açores.

“As ajudas (aos Açores) devem continuar a existir porque são a expressão da solidariedade europeia. Durante os três dias no arquipélago, ninguém nos pediu mais dinheiro. Mas existe uma grande expetativa de que os programas europeus possam valorizar os ativos das regiões ultraperiféricas a favor dos seus territórios e das suas populações”, afirmou.

Omarjee explicou ainda que a delegação não se deslocou aos Açores para controlar o uso dos fundos europeus, mas cabe aos eurodeputados melhorar as suas regras.

“Como eurodeputados, podemos melhorar os regulamentos onde for preciso. A nossa intervenção é política, sobretudo no momento de preparar o próximo Quadro Financeiro Plurianual”, acrescentou.

Reconhecida como região ultraperiférica em virtude da sua localização geográfica, relevo e clima difíceis e dependência económica em relação a um determinado número de produtos, a Região Autónoma dos Açores enfrenta desafios de desenvolvimento e condicionalismos que o colocam numa situação de maior vulnerabilidade económica.

Neste sentido, a delegação REGI quis conhecer projetos nas duas ilhas onde os fundos estruturais e de coesão foram aplicados e avaliar as necessidades do arquipélago.

Da agenda, constaram encontros com o Presidente do Governo Regional dos Açores, com académicos e com técnicos, bem como visitas a projetos que receberam fundos da UE, nomeadamente na área social, energia e ambiente, ensino superior e investigação, cultura e indústria alimentar, entre outros.

A delegação foi liderada por Younous Omarjee e contou com os deputados portugueses Sofia Ribeiro  (Partido Popular Europeu), Liliana Rodrigues e Ricardo Serrão Santos (ambos dos Socialistas & Democratas).