Partilhar esta página: 

O primeiro-ministro português, António Costa, vai discursar amanhã perante os eurodeputados, sendo o terceiro líder europeu a participar no ciclo de debates sobre o futuro da Europa.

(Todas as horas referidas são em Estrasburgo, menos uma em Lisboa)

 

Após o debate no hemiciclo de Estrasburgo, que durará cerca de duas horas (das 10h00 às 11h50), António Costa e o presidente do PE, Antonio Tajani, vão fazer declarações à imprensa, às 12h30, junto à sala do protocolo (edifício Louise Weiss, sala H060).

 

O debate em plenário e o encontro com a imprensa serão transmitidos em direto no sítio Web do Parlamento Europeu (EP Live) e no Europe by Satellite (EbS+).

 

 

Código para transmissão em direto do debate nos sítios Web

 

<iframe id="player" name="player"  width="600" height="370" scrolling="no" frameborder="0" style="overflow:hidden" src="http://web.ep.streamovations.be/index.php/event/stream/180314-1000-special-antonio-costa-future-of-eu/embed?defaultLanguage=pt"></iframe>

 

 

O primeiro-ministro português almoça em seguida com o presidente do PE e outros convidados e encontra-se, às 15h00, com eurodeputados e funcionários portugueses do PE.

 

António Costa foi eurodeputado e vice-presidente do PE de julho de 2004 a março de 2005, tendo renunciado ao mandato para exercer o cargo de Ministro de Estado e da Administração Interna em Portugal.

 

O discurso de António Costa realiza-se no âmbito de um ciclo de debates que o PE está a organizar com chefes de Estado ou de governo da UE sobre o futuro da Europa, tendo começado com o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, em 17 de janeiro, e continuado com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, em 6 de fevereiro.

 

Depois do primeiro-ministro português, será a vez do Presidente francês, Emmanuel Macron, intervir perante os eurodeputados, na sessão plenária de abril, seguindo-se o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, na mini-sessão plenária de maio, em Bruxelas, e o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, na sessão plenária do final desse mês, em Estrasburgo.

 

Programa da visita do PM António Costa ao Parlamento Europeu

 

Estrasburgo, 14 de março de 2018

 

9h30: Presidente do PE, Antonio Tajani, dá as boas-vindas ao PM António Costa (edifício Louise Weiss, entrada do protocolo)

 

9h35: Encontro bilateral entre o presidente do PE e o primeiro-ministro português (sala do protocolo, LOWH060)

 

10h00 - 11h50: Intervenção de António Costa sobre o futuro da Europa, seguida de debate (hemiciclo)

 

12h30: Declarações à imprensa (junto à sala do protocolo)

 

13h15: Almoço com o presidente do PE e outros convidados

 

15h00: Encontro com eurodeputados e funcionários portugueses do PE