Partilhar esta página: 

Emmanuel Macron discursou hoje no PE, em Estrasburgo 

O Presidente francês, Emmanuel Macron, participou hoje num debate no PE sobre o futuro da Europa.

“O Parlamento Europeu é, a meu ver, a sede da legitimidade europeia, da sua responsabilidade e da sua vitalidade. É aqui que se joga parte do futuro da Europa (...), é aqui que devemos ancorar o renascimento de uma Europa imbuída do mesmo espírito dos seus povos. Desejo que superemos as clivagens entre o Norte e o Sul, o Este e o Oeste, entre os pequenos e os grandes, os reveses nacionais”, disse Emmanuel Macron perante os eurodeputados e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Macron disse que nos próximos meses deve ser organizado “um verdadeiro debate europeu”, a um ano das eleições europeias, que permita aos cidadãos efetuar as suas escolhas. “Face às grandes convulsões a nível mundial, necessitamos de uma soberania mais ampla do que a nossa, que seja complementar, uma soberania europeia”. 

Nas palavras de boas-vindas a Macron, o presidente do PE, Antonio Tajani, destacou alguns dos desafios a que a Europa tem de dar resposta em conjunto, como a migração, a segurança e a política externa.

A maioria dos líderes dos grupos políticos saudou o impulso pró-europeu do Presidente gaulês e o papel da França na ação militar na Síria, lançada em conjunto com os EUA e o Reino Unido, tendo apelado a uma maior unidade europeia. Outros oradores aludiram aos vários retos a que a UE tem de fazer face, como o terrorismo, a crise migratória, as tecnologias digitais e a realização da União Económica e Monetária.

 

Clique nos links para ver os vídeos das intervenções

Antonio Tajani, presidente do PE

Emmanuel Macron, Presidente da França - Primeira parte

Emmanuel Macron, Presidente da França - Segunda parte

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Manfred Weber, PPE

Udo Bullmann, S&D

Syed Kamall, ECR

Guy Verhofstadt, ADLE

Philippe Lamberts, VerdesALE

Patrick Le Hyaric, CEUE/EVN

Florian Philippot, EFDD

Nicolas Bay, ENL

Respostas de Emmanuel Macron após a primeira ronda de intervenções

Contexto

O discurso do Presidente francês realizou-se no âmbito de um ciclo de debates que o PE está a organizar com chefes de Estado ou de Governo da UE sobre o futuro da Europa, no qual já participaram os primeiros-ministros da Irlanda, Leo Varadkar (17 de janeiro), da Croácia, Andrej Plenković (6 de fevereiro), e de Portugal, António Costa (14 de março).

Depois do Presidente gaulês, será a vez do primeiro-ministro belga, Charles Michel, intervir perante os eurodeputados, na mini sessão plenária de maio, em Bruxelas.