Partilhar esta página: 

O presidente Antonio Tajani na abertura da sessão plenária de junho, em Estrasburgo © European Union 2018 - EP 

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, expressou a sua solidariedade para com as vítimas do vulcão Fuego, na Guatemala.

O vulcão Fuego ainda está ativo, tendo mais de 100 pessoas sido declaradas mortas e dois milhões afetadas pela erupção, o que representa mais de 10% da população guatemalteca. Em nome do Parlamento Europeu, o presidente Tajani manifestou o seu apoio ao povo da Guatemala num momento tão difícil.

 

No dia 21 de maio, o Tribunal de Justiça da UE anulou duas decisões tomadas pela Mesa do Parlamento Europeu (composta pelo presidente e 14 vice-presidentes do PE) para sancionar o deputado Janusz Korwin-Mikke por comentários depreciativos em relação a migrantes e mulheres. Comentando a decisão do Tribunal, o presidente Tajani disse que "todos os que dizem que as mulheres são inferiores aos homens devem ser sancionados". A Mesa do PE irá discutir se deve apelar da decisão do Tribunal.

 

Alterações à agenda

 

Foi acrescentado à agenda de quarta-feira um debate com o Conselho e a Comissão sobre as emergências humanitárias no Mediterrâneo e a solidariedade na União Europeia (segundo debate na parte da tarde).

 

Anúncio da abertura de negociações com o Conselho

 

Os pedidos das comissões parlamentares para encetarem negociações interinstitucionais, ao abrigo do Artigo 69.º-C do Regimento do PE, estão publicados na página Web da sessão plenária (ver caixa “Informações e documentos prioritários”).