Abertas as acreditações de imprensa para as Eleições Europeias 2019  

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

Os jornalistas interessados em cobrir as Eleições Europeias no Parlamento Europeu, em Bruxelas, já podem solicitar a acreditação especial obrigatória.

Os jornalistas que queiram aceder às instalações do Parlamento Europeu, em Bruxelas, entre quinta-feira, 23 de maio, e segunda-feira 27 de maio, devem solicitar a acreditação online nesta página

https://jouregfo.secure.europarl.europa.eu/

Todos os jornalistas, incluindo os correspondentes em Bruxelas que têm a acreditação interinstitucional, deverão acreditar-se para aceder ao PE entre 23 e 27 de maio.

O prazo para a acreditação especial termina a 13 de maio e são necessários os seguintes documentos:

  • Fotografia tipo passe em formato eletrónico;
  • Número do Cartão de Cidadão e data de validade;
  • Fotocópia da Carteira Profissional de Jornalista ou uma carta do Editor com descrição das suas funções como jornalista;

As acreditações poderão ser levantadas a partir de 20 de maio no centro de acreditações de imprensa do Parlamento Europeu em Bruxelas (sala-1C029 do edifício Paul-Henri Spaak, entrada de visitas na Rue Wiertz).

Horário de funcionamento:

Segunda-feira, 20 de maio, a Sexta-feira, 24 de maio: 8:00 - 18:00

Sábado, 25 de maio: 10:00 - 18:00

Domingo, 26 de maio: 10:00 - 23:00

Informação sobre acreditação online

Os pedidos de acreditação para as eleições europeias devem ser submetidos na página web para acreditações (disponível em inglês, francês e alemão), escolhendo a opção "short-term". Os jornalistas devem indicar os dias em que querem aceder ao edifício do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Esta nova ferramenta, que continuará a ser usada após as eleições, torna o procedimento de acreditação mais rápido e melhora a proteção dos dados pessoais. Depois do jornalista estar registado no sistema não terá necessidade de introduzir novamente os dados para pedir uma nova acreditação no futuro. As pessoas já registadas poderão ainda atualizar os seus dados e submeter os documentos requeridos para acreditação, assim como encerrar a conta se o desejarem.

Neste momento, apenas os pedidos de acreditação de curto-prazo podem ser apresentados online.

O Parlamento Europeu concede acreditação para jornalistas, repórteres de imagem e fotógrafos que preencham as condições estabelecidas nas regras.

Estacionamento

Haverá um número limitado de lugares de estacionamento para jornalistas. Os interessados poderão solicitá-los na secção de comentários do formulário de acreditação. Os lugares serão atribuídos por ordem de chegada dos pedidos. A entrada para o estacionamento será pela Rue Belliard.